No sábado, dia 15, a Praça do Cavalo Babão recebe todo encanto da poesia falada com a primeiríssima edição do Slam Contrataque. O projeto ocupa espaços públicos em prol da resistência, libertação, denúncia e protesto contra qualquer tipo de opressão. Solta a voz!

A ideia é ocupar, portanto o evento é Catraca Livre, só chega!

divulgação

Créditos: Governo de Curitiba

O Slam rola na praça do Cavalo Babão. no Largo da Ordem

Os slams são campeonatos de poesia falada. Normalmente, os participantes têm até três minutos para apresentarem sua performance - uma poesia de autoria própria, sem adereços ou acompanhamento musical.

O movimento surgiu em Chicago, em 1984, através de um trabalhador da construção civil, Marc Kelly Smith. Só no Brasil existem mais de 40 campeonatos de poesia.

Além dos poetas, a platéia também pode participar. A única condição é se inscrever com o apresentador e obedecer as regras dessa performance. O Slam dá a voz a todos, com uma liberdade total de estilo, de gênero e de assunto abordado.

Confirma presença no evento oficial e chama xs amigxs!

  • Regras

I. POEMAS
- Os poemas podem ser de qualquer assunto ou tema e em qualquer estilo. Cada poeta ou poetisa tem que apresentar poemas originais de sua autoria.
- Não é permitido o uso de auxílios visuais ou/e fantasias. A regra sobre auxílios visuais tem o intuito de manter o foco nas palavras (e na performance) e não em objetos.- Não é permitido o uso de instrumentos musicais, música pré-gravada.
- Sampling: Os poetas podem citar palavras e letras de obras de outros autores.
- Não é permitido a repetição de poemas. Cada poema pode ser usado uma única vez durante as eliminatórias e uma vez na grande final.

II. AS PERFORMANCES
- A regra dos três minutos. Todas as performances não devem ultrapassar o tempo de duração. O tempo começa a ser contado a partir do momento em que o poeta se dirige ao público.

III. OS JUÍZES
O Slam parte do principio de que todo indivíduo é capaz de emitir uma opinião válida sobre arte. Não necessitando de uma formação acadêmica ou técnica para isso. Assim, as avaliações das poesias serão feitas pelo público presente através de aplausos ao final do encontro.

1º SLAM Contrataque

15 Abr

Sáb 15/04  das 18:30 às 21:00 

Cavalo Babão
Rua Kellers, s/n São Francisco Curitiba - PR
Catraca Livre
add Google Agenda