Curso gratuito prepara LGBTs para o ENEM

Para dar novas chances à população LGBT de Curitiba, a ONG Transgrupo Marcela Prado vai oferecer o “Tô Passada“, curso popular e gratuito que visa reinserir essa comunidade de volta às salas de aula. Com inscrições abertas (clique aqui), a iniciativa tem início no sábado, dia 16 de abril, das 14h às 18h, com uma apresentação do projeto, alunos e professores.

As aulas serão ministradas por professores voluntários e vão ser trabalhadas em cima das quatro áreas do conhecimento utilizadas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), como matemática, ciências humanas, linguagens e códigos, e ciências da natureza; além da redação.

Aline Marques, 36 anos, travesti, uma das alunas beneficiárias do Programa Transcidadania, em São Paulo
Aline Marques, 36 anos, travesti, uma das alunas beneficiárias do Programa Transcidadania, em São Paulo

A ideia de se trabalhar com o ENEM parte do grau de instrução do público alvo. “Temos alunos que não têm ensino médio completo e as aulas vão servir para eles conseguirem seu certificado pelo exame”, comenta Josiane Bourgers, vice-presidente do Transgrupo.

Com foco especial para transexuais e travestis, além do público lésbico, gay e bissexual, o curso também aceita inscrições de qualquer cidadão que esteja em vulnerabilidade social, como pessoas em situação de rua e usuários de drogas.

Sem recursos oriundos de órgãos públicos, o Tô Passada ainda é um projeto piloto e trabalha com material didático doado. Professores que tenham disponibilidade e queiram participar da iniciativa podem entrar em contato com a ONG para ministrar aulas.