Dimenstein: sou radicalmente contra a prisão de Danilo Gentili

Por: Redação

Sou contra – aliás, radicalmente contra – a prisão de Danilo Gentili.

Ele foi condenado a seis meses e 28 dias de prisão em regime semiaberto por injúria à deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) – mas pode recorrer da sentença em liberdade.

Sinceramente, acho que cadeia é uma punição desproporcional ao tamanho do crime.

De resto, vai custar dinheiro público: mesmo que em regime semi-aberto.

Se eu fosse juiz, tomaria uma decisão que faria bem para ele e ao país: prestação de serviço comunitário.

Com seu inegável talento, Gentili poderia ajudar a comunicação de alguma entidade de defesa de direitos humanos, atuando a favor de mulheres, negros, LGBts ou pessoas com deficiência.

Todos sairiam ganhando.

Quando eu morava em Brasilia, os filhos de papai-autoridade costumavam fazer racha nas ruas com seus automóveis. Um juiz, como pena alternativa, fazia com que eles trabalhassem no pronto-socorro de um hospital na área de traumatologia.

Gentili foi condenado por, em 2016, publicar uma série de tuítes chamando a deputada de “falsa”, “cínica” e “nojenta”. Quando recebeu a notificação extrajudicial pedindo que apagasse as mensagens, o humorista gravou um vídeo rasgando o documento e o colocando dentro das calças.

A defesa de Gentili afirmou, no processo, que as publicações eram apenas humorísticas, mas a justificativa não foi aceita pela juíza federal Maria Isabel do Prado. “Se a intenção do acusado não fosse a de ofender, achincalhar, humilhar, ao ser notificado pela Câmara dos Deputados, a qual lhe pediu apenas que retirasse a ofensa de sua conta do Twitter, o acusado poderia simplesmente ter discordado ou ter buscado a orientação jurídica de advogados para acionar pelo que entendesse ser seu direito”, disse a magistrada. “Não contente com a injúria propalada, resolveu gravar um vídeo com conteúdo altamente ofensivo e reprovável, deixando muito clara a sua intenção de ofender”.

Compartilhe:

1
03:38
Joice Hasselmann é a prova viva da doença mental de Bolsonaro
Joice Hasselmann não fez nada de errado em relação a Jair Bolsonaro. Como política, criou vários canais de diálogo, como …
2
02:21
Polícia Federal revela fraude do PSL
Uma operação da Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão nesta terça-feira, 15, em endereços ligados ao deputado federal …
3
02:44
Carta da prisão mostra suposto mandante da facada de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro publicou um vídeo na internet afirmando ter recebido uma carta com o nome do suposto mandante …
4
03:35
Assessor de Bolsonaro chama Coringa de esquerdista sem Deus
O filme do inimigo do Batman chegou definitivamente para colocar mais lenha na fogueira das discussões políticas. Que o diga …
5
02:46
Bolsonaro vai ter de engolir a Folha de S.Paulo sem água
Uma matéria publicada pelo jornal Folha de S.Paulo mostra que a Polícia Federal (PF) indiciou o ministro do Turismo, Marcelo …
6
02:43
Bolsonaro briga com novos métodos medicinais
A proposta que visa liberar o cultivo da maconha medicinal no Brasil segue em discussão na Anvisa (Agência Nacional de …
7
02:42
A novela de Adélio Bispo ganha um novo aliado
Mal assumiu o cargo de procurador-geral da República, Augusto Aras já mostra estar alinhado com Jair Bolsonaro ao aderir à …
8
02:49
Entenda por que Lula não quer sair da cadeia
O ex-presidente Lula reafirmou nesta segunda-feira, dia 30, que não vai aceitar a proposta feita pela força-tarefa da Operação Lava-Jato …