Folha: Deputados preparam ofensiva por contribuição sindical

Um grupo de deputados ligados a centrais sindicais preparam uma ofensiva para alterar a MP editada na última sexta-feira (1) pelo governo Bolsonaro que dificulta o pagamento da contribuição sindical.

Segundo a jornalista Daniela Lima, da coluna Painel, da “Folha”, os parlamentares querem “resgatar um projeto que regulariza a chamada contribuição negocial”. Pela proposta, “os sindicatos teriam autonomia para cobrar a taxa de todos os trabalhadores, após aprovação de assembleias de cada categoria”.

Jair Bolsonaro
Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Jair Bolsonaro

“A ideia desses deputados é pinçar pontos do projeto que tramita na Câmara desde 2016 e incluí-los como emendas na medida provisória do governo. Entre eles, está a criação do Conselho Nacional de Autorregulação Sindical”, diz a jornalista.

A MP 873 torna ainda mais difícil a situação financeira das entidades sindicais, que já haviam sido atingidas pela reforma trabalhista (Lei 13.467, do final de 2017).

No Twitter, Bolsonaro diz que a MP não agradou os sindicalistas, já que a medida provisória prevê o pagamento da contribuição sindical somente por boleto bancário.