GloboNews faz o melhor comentário da derrota de Bolsonaro sobre armas

O Senado rejeitou decreto por 47 votos a 28

Por: Redação

O melhor comentário sobre a derrota de Jair Bolsonaro sobre a questão das armas é do jornalista Gerson Camarotti, da GloboNews.

Ele mostrou o que realmente está em jogo –e não são as armas

“O placar expressivo do Senado que decidiu na noite desta terça-feira (18) derrubar os decretos do presidente Jair Bolsonaro que flexibilizam o porte e a posse de armas foi uma forma de mandar um recado ao Palácio do Planalto. Senadores ouvidos pelo blog disseram que o Congresso Nacional quis frear o movimento do presidente de legislar por meio de decretos”.

Crédito: Moreira Mariz/Agência SenadoPlenário do Senado aprovou projeto que anula decreto que flexibiliza posse e porte de arma

Muito mais do que o mérito da matéria, houve unidade no Senado para derrubar a forma como o presidente decidiu colocar em prática uma promessa de campanha sem um debate mais amplo no Legislativo. “O correto teria sido o envio de um projeto de lei”, ressaltou a senadora Simone Tebet (MDB-MS), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

O placar de 47 votos a 28 foi um alerta de que o ambiente é desfavorável ao governo. A expectativa de senadores é que a Câmara também se posicione contra o decreto.

Já na primeira da edição do decreto das armas, as assessorias técnicas da Câmara e do Senado identificaram inconstitucionalidade no texto e a impossibilidade de legislar por meio de decreto, esvaziando atribuições do Congresso.

“O recado foi claro. O Senado deu um freio nesse movimento do presidente Bolsonaro de governar por decretos. Isso já começava a criar um grande desconforto no parlamento. O recado veio com essa votação. Foi colocado um limite ao Planalto”, disse ao blog um senador próximo ao governo.

A percepção de senadores é que a derrota foi mais expressiva porque o presidente Bolsonaro se envolveu pessoalmente para manter o decreto fazendo não apenas declarações públicas, mas ligando pessoalmente para senadores.

1
03:38
Joice Hasselmann é a prova viva da doença mental de Bolsonaro
Joice Hasselmann não fez nada de errado em relação a Jair Bolsonaro. Como política, criou vários canais de diálogo, como …
2
02:21
Polícia Federal revela fraude do PSL
Uma operação da Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão nesta terça-feira, 15, em endereços ligados ao deputado federal …
3
02:44
Carta da prisão mostra suposto mandante da facada de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro publicou um vídeo na internet afirmando ter recebido uma carta com o nome do suposto mandante …
4
03:35
Assessor de Bolsonaro chama Coringa de esquerdista sem Deus
O filme do inimigo do Batman chegou definitivamente para colocar mais lenha na fogueira das discussões políticas. Que o diga …
5
02:46
Bolsonaro vai ter de engolir a Folha de S.Paulo sem água
Uma matéria publicada pelo jornal Folha de S.Paulo mostra que a Polícia Federal (PF) indiciou o ministro do Turismo, Marcelo …
6
02:43
Bolsonaro briga com novos métodos medicinais
A proposta que visa liberar o cultivo da maconha medicinal no Brasil segue em discussão na Anvisa (Agência Nacional de …
7
02:42
A novela de Adélio Bispo ganha um novo aliado
Mal assumiu o cargo de procurador-geral da República, Augusto Aras já mostra estar alinhado com Jair Bolsonaro ao aderir à …
8
02:49
Entenda por que Lula não quer sair da cadeia
O ex-presidente Lula reafirmou nesta segunda-feira, dia 30, que não vai aceitar a proposta feita pela força-tarefa da Operação Lava-Jato …