Manifestação pró-Bolsonaro passam atos à favor da Educação na web

As manifestações pró-Bolsonaro marcadas para este domingo (26) foram muito mais comentadas nas redes sociais do que os atos realizados no último dia 15 contra os cortes na educação. É o que revela dois levantamentos publicados pelos sites UOL e Brasil 247.

Manifestantes contra o corte de verba do MEC na Educação
Créditos: Catraca Livre
Manifestantes contra o corte de verba do MEC na Educação

De acordo com o UOL, o Torabit, plataforma de inteligência de dados, identificou 27 mil menções aos atos contra os cortes na educação entre os dias 10 e 14 deste mês. Isto representa apenas pouco mais de 10% das 250 mil menções pró-governo analisadas pela plataforma entre o dia 20 e a manhã do último dia 24.

A análise leva em consideração os comentários e discussões feitos no Twitter, no Facebook, Instagram, YouTube e Medium, além de blogs e sites, e exclui as mensagens postadas por robôs.

Já uma análise feita pela BITES, especializada em captura e análise de grandes quantidades de dados (Big Data), e ublicado pelo Brasil 247, site ligado à esquerda, as manifestações de hoje  “podem surpreender e iniciar um novo ciclo dentro do universo bolsonarista”.

Até a noite de ontem, o volume de menções aos atos pró-Bolsonaro no Twitter era seis vezes maior que as menções aos protestos do dia 15.

Foram 1,2 milhão de posts contra 206 mil para os atos da semana passada. “Os dados do Sistema Analítico BITES indicam, até agora, mesmo com algum arrefecimento da oposição ao centrão, após a aprovação da MP 870, e as dúvidas sobre as pautas da manifestação, que os atos do próximo domingo podem surpreender por sua consistência e capilaridade”.