Sem citar nomes, Bolsonaro associa Globo à corrupção do PT e Lula

Por: Gilberto Dimenstein

“Nos governos anteriores, esses gastos ultrapassavam centenas de milhões. Era mais uma das muitas fontes de ações escusas dos grupos que estavam no poder, cuja boa parte dos membros está presa. Uma irresponsabilidade em detrimento das reais demandas dos brasileiros e do Estado!”, escreveu no Twitter.

Quem acompanha os bastidores do poder, esse recado transmitido hoje por Bolsonaro tem um endereço claro: Organizações Globo.  Negócios escusos seriam do PT e Lula.

Só lembrando: TV Globo era tida como inimiga pelos petistas.

Para ficar mais claro o recado, basta ver essa post de Carlos Bolsonaro, porta-voz da familia nas redes sociais: “A mentira tem perna curta, fundo azul, letras em branco e está desesperada pelo dinheiro da população que a abastecia!”

Seus veículos de comunicação têm feito as matérias investigativas que mais geraram desgaste ao governo, especialmente a Flávio Bolsonaro.

Foi com as revelações do Globo que se fez uma associação entre a família Bolsonaro, as milícias e o assassinato da vereadora Marielle Franco – o assunto mereceu 11 minutos do Jornal Nacional.

Não é de agora os ataques de Bolsonaro à rede Globo. Esse post foi difundido durante a campanha eleitoral.

“Podem ter certeza, vocês [apresentadores do Jornal Nacional e a própria TV Globo] vivem em grande parte de recursos da União. São bilhões em recursos da propaganda oficial do governo”, disse Bolsonaro em entrevista na emissora.A

A resposta da emissora feita no ar:

“O candidato Jair Bolsonaro, do PSL, afirmou que a TV Globo recebe bilhões de recursos da propaganda oficial do governo. É uma afirmação absolutamente falsa. A propaganda oficial do governo federal e de suas empresas estatais corresponde a menos de 4% das receitas publicitárias e nem remotamente chega à casa do bilhão. Os anunciantes, privados ou públicos, reconhecem na TV Globo uma programação de qualidade, prestigiada por enorme audiência e, por isso, se valem dela para levar ao público mensagens sobre seus produtos e serviços. Fazemos esse esclarecimento por apreço à verdade, ao nosso público e a nossos anunciantes”.

Carlos Bolsonaro revidou em outro post:

Bonner disse agora no Jornal Nacional que a Globo não recebe BILHÕES em dinheiro público e que Bolsonaro mentiu quando revelou o fato. Vai ver que estas e outras informações devem ser referentes a Globo de Marte! Estão desesperados e a cada dia perdem mais o pouco bom senso que lhes resta!

 

O site Poder360 consegue esclarecer essa diferença de números:

Conforme publicou o jornalista Daniel Castro, especializado na indústria de mídia, a “TV Globo fechou 2016 com um faturamento de R$ 10,248 bilhões com publicidade e serviços”. Em 2016, a publicidade estatal federal na emissora foi de R$ 323,8 milhões (essa cifra é oficial e foi compilada pelo IAP, o Instituto de Acompanhamento da Publicidade).

Ocorre que a frase de Bolsonaro não foi sobre receita de publicidade estatal em 1 determinado período. Ele disse apenas que a emissora recebe “bilhões em recursos da propaganda oficial do governo”, de maneira genérica –sem especificar o período. Essa informação de Bolsonaro também está certa.

Por: Gilberto Dimenstein

Jornalista, educador e fundador da Catraca Livre.

1
03:38
Joice Hasselmann é a prova viva da doença mental de Bolsonaro
Joice Hasselmann não fez nada de errado em relação a Jair Bolsonaro. Como política, criou vários canais de diálogo, como …
2
02:21
Polícia Federal revela fraude do PSL
Uma operação da Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão nesta terça-feira, 15, em endereços ligados ao deputado federal …
3
02:44
Carta da prisão mostra suposto mandante da facada de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro publicou um vídeo na internet afirmando ter recebido uma carta com o nome do suposto mandante …
4
03:35
Assessor de Bolsonaro chama Coringa de esquerdista sem Deus
O filme do inimigo do Batman chegou definitivamente para colocar mais lenha na fogueira das discussões políticas. Que o diga …
5
02:46
Bolsonaro vai ter de engolir a Folha de S.Paulo sem água
Uma matéria publicada pelo jornal Folha de S.Paulo mostra que a Polícia Federal (PF) indiciou o ministro do Turismo, Marcelo …
6
02:43
Bolsonaro briga com novos métodos medicinais
A proposta que visa liberar o cultivo da maconha medicinal no Brasil segue em discussão na Anvisa (Agência Nacional de …
7
02:42
A novela de Adélio Bispo ganha um novo aliado
Mal assumiu o cargo de procurador-geral da República, Augusto Aras já mostra estar alinhado com Jair Bolsonaro ao aderir à …
8
02:49
Entenda por que Lula não quer sair da cadeia
O ex-presidente Lula reafirmou nesta segunda-feira, dia 30, que não vai aceitar a proposta feita pela força-tarefa da Operação Lava-Jato …