15 dicas certeiras para te ajudar a comprar online com tranquilidade

28/09/2015 10:49 / Atualizado em 07/05/2020 00:10

Um oferecimento Visa

Mas antes de pegar o seu cartão e sair comprando como se não houvesse amanhã, é importante ficar atento a diversos detalhes que envolvem sua segurança e a satisfação no final da compra.

Foi por este motivo que listamos abaixo 15 dicas para ajudar a tornar essa experiência tranquila e sem dor de cabeça. Confira:

1. Antes de inserir seus dados pessoais e de seu cartão em uma loja online, verifique sempre se há um ícone de cadeado no rodapé da página. Ele aparece na barra de status na parte inferior do navegador quando um site é seguro.

2. Dê preferência para lojas conhecidas ou que seus amigos e parentes indicam.

3. Em muitas lojas já é possível fazer compras usando o cartão de débito e o pré-pago, além do cartão de crédito. Isso possibilita mais comodidade, já que não precisa imprimir nenhum tipo de boleto, e agilidade, uma vez que a autorização da compra pode ser feita na hora, o que contribui para que seu produto chegue mais rápido.

4. Verifique se a loja possui o sistema de selos e certificações de segurança. Este serviço verifica junto ao seu banco se é você mesmo quem está comprando por meio de dados sigilosos que podem variar de uma tabela com códigos de segurança à token eletrônico e perguntas secretas. Após este procedimento validar os dados digitados, sua compra é autorizada.

5. Compare preços. Há diversos sites na internet que realizam esse serviço de maneira rápida e prática. Perder alguns minutos neste tipo de pesquisa pode garantir descontos consideráveis de uma loja para outra.

6. Prefira lojas que disponibilizam recursos variados para tornar mais fácil a sua decisão de compra, como uma boa variedade de fotos e vídeos dos produtos, chat online para esclarecimento de dúvidas, descrições detalhadas, e etc.

7. Fuja de lojas que fornecem como forma de pagamento a opção de depósito bancário em nome de pessoas físicas. Isso pode significar que a empresa não trabalha corretamente.

8. Para comprar em sites de fora do Brasil é preciso ter um cartão de pagamento internacional. Uma opção para quem não possui um cartão de crédito nessa modalidade é usar o cartão pré-pago Travel Money. Não é necessário comprovar renda, nem ter conta no banco para fazer este cartão.

9. Outra vantagem do cartão pré-pago para compras internacionais é que você não sofre com a flutuação da moeda (dólar), além de ser uma ótima maneira de você poder controlar os seus gastos.

10. Solicite para o seu banco o serviço de “alertas de transação”. Esta funcionalidade envia notificações sobre as compras realizadas por meio de SMS ou e-mail e permite que você saiba em tempo real sobre possíveis fraudes no uso de seu cartão.

11. Antes de finalizar uma compra leia a política de privacidade da empresa e fique atento às formas de pagamentos e prazos de entrega. Esse detalhe é importante por explicar como suas informações serão utilizadas pela loja. Sabe aquele email de promoção enviado para você sem o seu consentimento? É sobre isso que estamos falando.

12. Avalie a política de troca e devolução da loja onde você deseja comprar, para não ter surpresas caso precise negociar reembolso ou o envio de um novo produto. Para isso, é fundamental guardar todos os comprovantes de pagamentos.

13. A empresa deve ter um CNPJ e em caso de dúvida quanto à sua idoneidade, o comprador deve ligar para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) que deve ser oferecido no site e solicitar os dados cadastrais do comércio virtual.

14. Desconfie de ofertas milagrosas principalmente de produtos eletrônicos e informática. Eles podem ser falsificados, roubados ou a empresa pode estar sonegando impostos, ou pior, ser um estelionatário.

15. Conheça as redes sociais das lojas online e veja o que os outros clientes estão comentando a respeito. Caso existam reclamações e insatisfações, você pode optar por fazer sua compra em outro lugar.