3 dicas para organizar sua vida financeira em 3 meses

O ano está acabando, mas os boletos, esses nunca acabam!  Por isso, corra atrás do prejuízo e organize sua vida financeira nos últimos meses de 2017. Com cautela, foco e uma boa organização é possível reverter as dívidas e começar o ano sem preocupações.

Segundo a youtuber de finanças,  Maiara Xavier, responsável pelo canal “Mulher Rica”, as mudanças na vida financeira exigem mais disciplina do que tempo. Veja quais são as dicas:

Consumo Social: Como resolver o problema com as contas comuns e indispensáveis?

Mai Xavier: É um belo momento para rever todas as contas mensais! Será que todos serviços contratados estão de acordo com o perfil de quem solicitou? Estão sendo utilizados em sua totalidade? Estão atendendo as necessidades? É hora de cancelar ou reduzir o que está em excesso: contas de celular, TV a cabo, internet, tarifas bancárias, planos de assinaturas etc.

Ter um controle maior nas contas de consumo e ser mais consciente na hora de utilizar a eletricidade, gás e água. Sempre tem um espacinho para economizar. Fazendo esse balanço, é possível conseguir uma redução de pelo menos 15% no orçamento do mês.

Centralizar datas de pagamento, deixar os vencimentos perto da data de pagamento do salário, planejar débito automático ou lembretes na agenda do celular são técnicas que ajudam demais na hora de organizar as contas e garantir que nada deixe de ser pago na data, evitando assim a incidência de juros. Às vezes, as pessoas não ligam muito para esses valores, e acabam pagando pequenos juros todos os meses. Lembrando que todo centavo é dinheiro, e o desperdício em coisas extremamente desnecessárias é um péssimo hábito com as finanças.

Consumo Social:  Por onde podemos começar a organização financeira. Como considerar o que é prioridade?

Mai Xavier: Para quem está com dívidas, a prioridade fica entre as mais caras, as que fazem com que a pessoa fique cada dia mais pobre numa velocidade impressionante. As duas principais são: rotativo do cartão de crédito (campeão, com 422,5% a.a.) e cheque especial (328,3% a.a). Para quem está enrolado com essas duas dívidas, a ordem é: ACABE COM ELAS LOGO e nunca mais caia nessa!

É indicado até conseguir um empréstimo com juros menores para liquidar ou controlar essas pendências, do que passar mais um mês pagando juros absurdos. A organização é imprescindível para começar a liquidar as dívidas. Organize identificando: valor total, valor das parcelas, valor dos juros, data de vencimento, número de parcelas e situação (sob controle → pagando parcelas ou larguei de mão → não está pagando nada).

Se existe alguma dívida que já pode ser liquidada até o final do ano com um esforcinho extra, vale a pena focar! Diminuir o volume dá uma motivada e também um alívio no bolso. Por isso, começar pelas menores vai ajudar bastante. Já fui uma moça consumista e endividada. Tem um vídeo no canal em que eu compartilho como saí de uma dívida de aproximadamente R$ 30.000 em 9 meses.

Consumo Social: Posso utilizar o décimo terceiro para saldar as dívidas?

Mai Xavier: Para aquelas pessoas que estão super decididas a acabar com as dívidas em primeiro lugar, já se conscientizaram da importância e tudo mais. As pessoas que estão com muitas dívidas “largadas de mão”, o melhor a fazer é aproveitar esse dinheiro extra e direcionar 100% pra deixar o orçamento organizado e dar um alívio para começar o ano com a vida em ordem. Assim, já dá pra começar o ano planejando a viagem para o final de 2018 sem stress.

Para as pessoas que não têm muitas dívidas, é legal fazer uma divisão com o montante, em 3 partes: dívidas, um mimo e guardar. A proporção depende de cada salário x dívida.

Sugestão para quem está com poucas dívidas:

50% dívidas, 20% mimo e 30% guardar

Sugestão para quem está com um pouco mais de dívidas:

60% dívidas, 10% mimo e 30% guardar.

Cada um brinca de acordo com sua realidade, mas respeitando essas três vertentes!

Mai Xavier ainda indica um planejamento para não cair na mesma cilada em 2018. Confira como juntar uma graninha no ano que vem!

Compartilhe:

1 / 8
1
04:53
Netflix e KondZilla lançam ‘Sintonia’, da periferia para o mundo
KondZilla tem razão quando afirma: "A favela venceu". “Sintonia”, a nova série da Netflix, prova isso. A ideia original é dele …
2
04:21
Sinais que indicam problemas no estômago
Ter tosse seca pode ser um sinal que o seu estômago não vai muito bem. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …
3
03:43
O estrago de Frota é maior que o Bolsonaro poderia acreditar
Após ser expulso do PSL, o deputado federal Alexandre Frota confirmou sua filiação ao PSDB, partido de João Doria, governador …
4
03:03
Câmara aprova projeto de lei sobre abuso de autoridade
A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que define quais situações configuram abuso de autoridade. Agora, o texto …
5
04:07
Um pedido de desculpas à Angela Merkel pelas ofensas de Bolsonaro
Depois de dizer a um repórter que ele deveria fazer cocô dia sim, dia não para preservar o meio ambiente, …
6
03:26
Mortes provocadas pelo fim dos radares deveriam ter nome de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro determinou nesta quinta-feira, 15, a suspensão dos radares de fiscalização de velocidade móveis em rodovias federais …
7
04:56
‘Risk’, na Netflix, vaza a imagem não autorizada de Julian Assange
Será que, em um ato de coragem, você arriscaria sua própria liberdade para trazer à tona realidades que manipulam a …
8
07:44
Saiba tudo sobre os métodos anticoncepcionais
Prevenção é essencial quando o assunto é relação sexual. Hoje, há outros modos de prevenção que vão além da pílula e …