5 destinos que você NÃO deve dar ao seu dinheiro em 2016

A virada do ano passou e o que teve de gente vestida de amarelo para atrair dinheiro em 2016 não está escrito. Mas não adianta nada apostar no amarelo ouro, guardar sementes de romã na carteira ou comer lentilhas se você não fechar a torneira da gastança.

Todo mundo sabe que 2015 não foi nada fácil para a economia brasileira, o problema é que 2016 seguirá a mesma tendência, então, enquanto as coisas não melhoram, o negócio é eliminar velhos hábitos de consumo para não se atolar em dívidas.

Abaixo separamos algumas atitudes que devem ser evitadas a todo custo neste ano:

1) Compras e mais compras

O cenário de incertezas no país pede para que pisemos no freio do consumo. Antes de comprar algo novo e supérfluo pense se você realmente precisa disso. Dê sempre preferência a coisas essenciais a você e à sua família.

2) Pagar o valor mínimo da fatura do cartão de crédito

Vá por mim. Se você tem amor ao seu dinheiro e não quer jogá-lo no lixo, nunca pague o valor mínimo. Isso só vai acumular juros ainda maiores e pode se tornar uma bola de neve.

3) Ter um limite alto no cartão de crédito

Isso fará você perder a real noção de quanto você ganha e o quanto, de fato, pode gastar.

4) Gastar todo o seu salário

É sempre bom ter uma reserva para gastos emergenciais. Assim, você evita ter que recorrer a empréstimos e ao cheque especial.

5) Guardar dinheiro no colchão

Com a tão temida inflação, o hábito de guardar as economias em casa acaba deixando você mais pobre, pois o dinheiro perderá valor a cada dia. Se você juntar, por exemplo, R$500, daqui um ano esse mesmo valor não vai comprar as mesmas coisas que você compra hoje.

Para aumentar seu patrimônio, é fundamental apostar em investimentos, como renda fixa. O Tesouro Direto e Fundos DI são opções com rentabilidade maior do que a poupança e, por isso, boas escolhas. Conheça aqui as vantagens de investir no Tesouro Direto.