5 dicas para conseguir tranquilidade financeira e passar o ano inteiro no azul

Por: Silvia Melo

Os especialistas apontam que 2016 será mais um ano complicado para a economia do Brasil. Apesar da situação é possível passar o ano com as contas em dia e poupar dinheiro. A Master Coach da Effecta Coaching, Janaina Manfredini, lista cinco dicas para quem busca tranquilidade financeira em 2016.

– Saiba exatamente quanto você ganha

Já descontando os encargos caso for assalariado, ou considere um pró-labore caso for empresário.  É muito comum assalariado que considera o valor bruto do salário como receita. Considere o valor que chega em suas mãos mensalmente. Também é comum empresário que não tira o pró-labore e mistura as contas pessoais e profissionais.  Separe isso o quanto antes, porque essa junção pode dar uma falsa impressão de que você não gasta muito e a realidade normalmente é bem diferente.

– Esteja ciente do quanto você gasta

Pode ser em uma caderneta, em uma planilha ou aplicativo. Controle seus custos e gastos. Se não faz isso, possivelmente se engana e acaba gastando mais do que deveria ou poderia.

– Organize suas finanças

Use uma metodologia. Pode ser a mais simples desde que deixe claro a sua situação diária, semanal ou mensal. Quanto mais clara e organizada, mais conscientes serão suas escolhas.

– Determine um sonho a ser conquistado e reserve dinheiro pra isso

Faça com que a primeira coisa seja guardar dinheiro para o sonho. Será um estímulo extra para administrar melhor o seu dinheiro.

– Planeje como aumentar sua receita

Faça algo diferente nas horas vagas. Tem muita gente ganhando dinheiro das mais diversas formas, vendendo cosméticos ou ensinando coisas de sua expertise. Se você for bom em algo tem sempre alguém querendo aprender. Ou prepare-se melhor para entregar mais em sua organização e ter condições de pleitear aumentos salariais ou promoções baseados em melhorias de resultados.