Últimas notícias:

Loading...

5 dicas para evitar novas dívidas

Com essas dicas você vai conseguir ficar longe de endividamento.

Por: Redação
Istock/AdShooter
Planeje todos os seus gastos mensais

O segredo para a saúde financeira da sua família é usar com inteligência o seu dinheiro. Especialistas recomendam evitar compras por impulso e fazer uma planilha com todos os gastos do mês, entre outras ações. Abaixo listamos algumas dicas para te ajudar a fugir da dívida. Confira:

1. Faça um planejamento

Coloque no papel todos os gastos fixos – como aluguel, condomínio, plano médico – e anote também os gastos variáveis, como telefone, supermercado, etc.  Ao final,  veja o que vai sobrar.  Parte desse valor deve ser guardada para emergências, a outra parte é o que você tem para gastar com supérfluos.

2. Combata a compra por impulso

Istock/barbaragibbbons
Só compre algo que você realmente precisa

Antes de abrir a carteira, pense duas vezes se você realmente precisa comprar aquele item. Na dúvida, vá para casa e deixe a decisão para outro dia. Adiar uma compra pode ser o segredo pra evitá-la.

3. Aja com a razão, não com o coração

Muitas dívidas surgem por causa de decisões tomadas em momentos de emoção, como ao receber uma promoção, ou ao terminar um relacionamento. Nesses momentos, é melhor não comprar nada e esperar a euforia ou frustração passarem.

4. Deixe cartões de crédito e cheques em casa

Essa é a melhor estratégia. Não precisa radicalizar e cortar o cartão de crédito e cancelar o talão de cheque, um gelo neles é o suficiente. Sem esses dois itens, nada de dívidas novas!

5. Use a criatividade e recicle

Pra quê comprar roupa nova se você pode transformar aquele jeans batido em um novo? Experimente customizar suas peças esquecidas no armário. Assim, vai parecer que você tem uma roupa nova e seu dinheiro continuará são e salvo!

Compartilhe: