5 dicas úteis para o empreendedor controlar as finanças

Todos sabem que a vida de um empreendedor não é nada fácil. Principalmente se estiver no início de um empreendimento, quando é mais comum que tenha de se ocupar com as inúmeras atividades que fazem parte da gestão empresarial. A sobrevivência de qualquer empresa passa necessariamente pela boa gestão financeira e assumir este controle é fundamental para gerenciar melhor o capital.

Registrar todos os gastos é essencial para o empreendedor

Veja agora 5 dicas práticas para a gestão de suas contas, independentemente do tamanho ou do perfil da sua empresa:

1. Controle é igual a registro

Ter total controle dos compromissos que você assumiu significa que nenhum custo fixo ou variável, deve ficar de fora do registro. Todas as contas a pagar devem constar na planilha, com os respectivos valores, datas de vencimento e formas de pagamento, para que você tenha sempre a dimensão exata das contas da sua empresa. Renovou os computadores? Registre. Trocou o galão de água? Registre também.

2. Nunca misture gastos pessoais e empresariais

Procure nunca utilizar o dinheiro da empresa para quitar contas pessoais. O inverso também vale: evite pagar contas da empresa com o seu dinheiro, o que poderia complicar seu fluxo de caixa.

3. Planilhas separadas, contas idem

Separe gastos pessoais e jurídicos em duas planilhas diferentes, assim como as contas bancárias. Desta forma, fica muito mais fácil controlar os pagamentos de clientes e de fornecedores.

4. Organização é tudo

Você jamais terá o controle total das suas contas a pagar se não conseguir se organizar. É preciso conhecer sua empresa em detalhes: o fluxo de caixa, os serviços contratados, as curvas de venda de produtos e tudo o que disser respeito à saúde financeira do seu negócio.

5. Como controlar as contas na prática?

Use planilhas ou programas de gestão financeira como o Conta Azul que oferece controle financeiro, controle de estoque integrado às vendas, integração bancária, emissão de notas fiscais, além de relatórios gerenciais.

Via Revista Exame