6 resoluções financeiras para 2017

O começo do ano é um ótimo momento para revisar sua vida financeira e determinar algumas resoluções que podem te ajudar a chegar mais perto de seus objetivos. Aqui estão alguns que você pode considerar acrescentar à sua lista.

  1. Saiba o que você quer

Ter um objetivo financeiro claro e conciso para o ano. Não é bom o suficiente dizer: “eu quero mais dinheiro no banco.” Em vez disso, você deve escrever uma resolução financeira mais clara como: “eu terei mais de R$ 5.000 em minha conta poupança”.

  1. Priorize suas dívidas

Nem todas as dívidas são iguais. Faça uma lista com tudo que tem a pagar e organize pela taxa de juros anual. Aquelas dívidas com as taxas mais altas (mais provável a sua dívida de cartão de crédito) devem ser pagas imediatamente. Mas não é um bom negócio pagar apenas o valor mínimo e deixar o restante para pagar no próximo mês.  Essa operação acarreta em cobrança de juros altíssimos.

  1. Feche contas desnecessárias

É realmente necessário ter várias contas correntes? Embora haja exceções, na grande maioria dos casos, a resposta é não! E o motivo é bem simples: quando somadas, as taxas administrativas e as tarifas das operações bancárias podem acabar representado sérios prejuízos para a sua vida financeira.

  1. Ganhe dinheiro fazendo o que você ama

A maioria das pessoas pode nomear pelo menos uma coisa pela qual elas são verdadeiramente apaixonadas. Encontre uma maneira de transformar suas paixões e passatempos em lucro. Assim, você nem vai sentir que está trabalhando. O mundo está cheio de empregos incríveis, como provadores de sorvete em tempo integral e testadores de jogos de vídeo!

  1. Experimente usar algum aplicativo de finança

Se você não é controlado financeiramente e tampouco fã de planilhas, pode apelar para os aplicativos de finanças, que ajudam a monitorar para onde vai cada centavo do seu salário. Neste link, você encontra alguns gratuitos.

  1. Leia um livro sobre finanças

Se você quiser aprender a cozinhar, você provavelmente vai ler livros de receitas.  Assim é com a administração de seu dinheiro.  Se você quiser avançar com sua vida financeira, aprenda o máximo que puder sobre os mercados financeiros e investimentos em geral. Isso é absolutamente essencial para a criação de riqueza a longo prazo.