Publicidade

Informar

73% dos consumidores não sabem ao certo o que é estar endividado, revela pesquisa

Por: Pra Onde vai Agora? | Comunicar erro
...
Publicidade
Crédito da imagem: iStock
Crédito da imagem: iStock

Saber lidar com os próprios gastos e analisar as finanças pessoais pode ser ainda mais difícil quando o consumidor tem a concepção errada do que é estar ou não endividado. Em uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo portal de Educação Financeira Meu Bolso Feliz, apenas 28% dos consumidores dizem estar endividados no momento, e o percentual aumenta para 33% entre os pertencentes às classes C, D e E. Porém, o estudo revela que 73% dos entrevistados têm uma noção errada sobre o que é estar endividado.

Para mais da metade dos consumidores (52%), estar endividado significa ter contas atrasadas. Há também os que acreditam que é ter o nome registrado em entidades de proteção ao crédito (21%). Segundo a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, uma pessoa considerada endividada é aquela que tem parcelas a vencer, de compras que foram divididas ou de empréstimos feitos. “Quando estas parcelas ficam pendentes por conta de atraso, a pessoa passa de endividada para inadimplente, esteja o nome registrado em serviços de devedores em atraso ou não”, explica.

A pesquisa também sugere que o controle do orçamento está relacionado à percepção do endividamento: entre os que fazem o controle formal de seus ganhos e gastos, 86% não se consideram endividados, contra 66% entre aqueles que não controlam seu orçamento.

Compartilhe:

Publicidade
Autor: Pra Onde vai Agora?

Se desta vida não se leva nada, vamos sair pelo mundo e coletar memórias de lugares maravilhosos! Pra onde você vai agora?

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Pra Onde vai Agora? da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Publicidade

Você sabe o que é feminicídio?

O restaurante de comida havaiana do ex-masterchef Ravi

Conheça o lavandário de Cunha

ASMR: O fenômeno do "orgasmo mental"

Publicidade