Bancos começam a enviar hoje informações para o Cadastro Positivo

Clientes serão avisado sempre que os dados forem compartilhados no Cadastro Positivo

Os cinco principais bancos do país e aproximadamente 100 instituições financeiras começam, a partir desta segunda-feira, 11, a compartilhar com os gestores do Cadastro Positivo as informações de pagamento dos consumidores.

Os clientes receberão uma notificação (por e-mail, SMS ou correspondência física) assim que os dados forem compartilhados. Quem não quiser fazer parte do Cadastro Positivo poderá cancelar a inscrição de forma gratuita no site www.spcbrasil.org.br/cadastropositivo/consumidor.

Clientes serão avisado sempre que os dados forem compartilhados no Cadastro Positivo
Créditos: FG Trade/iStock
Clientes serão avisado sempre que os dados forem compartilhados no Cadastro Positivo

Todos os brasileiros que possuem operações de crédito e contas de consumo passam a fazer parte de forma automática do banco de dados, sem necessidade de inscrição. A expectativa é de que até o dia 19 de novembro, todos os atuais clientes das principais instituições financeiras do país, que possuem operações de crédito, já estarão com o seu Cadastro Positivo aberto.

As informações serão utilizadas para compor o histórico de crédito e a nota de crédito do cadastrado. De acordo com o SPC Brasil, não estão inclusos os dados sobre quais bens foram adquiridos, detalhes de saldo em conta corrente e de investimentos.

A expectativa do SPC Brasil é de que neste primeiro momento, com o compartilhamento de informações financeiras, o banco de dados passe a contar com 110 milhões de inscritos.

Esse número ainda deverá crescer, pois nas próximas fases empresas de telefonia, companhias prestadoras de serviços como água, luz e gás e o setor varejista também deverão compartilhar informações de pagamento, o que fará com que o Cadastro Positivo agregue, nos próximos meses, a população não bancarizada.

Aprenda como aumentar seus pontos com dicas simples!

1.  Bitch, pague meu dinheiro!

via GIPHY

Por favor, antes de entrar em uma bola de neve de contas (a gente espera que isso não aconteça, sério), verifique na Serasa se existem dívidas negativadas em seu nome. Pagar suas dívidas é um dos primeiros passos para melhorar a pontuação, viu. Quem consulta seu crédito vai olhar também seu esforço em acertar as contas. Os humilhados serão exaltados!

2.  Abra seu coração, ou melhor, o Cadastro Positivo!

via GIPHY

Olha, se tem uma coisa que pode salvar sua vida (chega de crush lixo), é o Cadastro Positivo. Ao abrir seu cadastro, as informações sobre os pagamentos de compromissos que você realizou, ficarão disponíveis para as fórmulas de score, podendo ajudar no aumento de sua pontuação.  

Contas em seu nome como financiamento, crediários, empréstimos, cartão de crédito, de energia podem ajudar. Com mais informações, dá pra ter uma visão muito mais completa de como você gerencia suas contas, melhorando a previsão de como você deve se comportar daqui em diante.  Então, não se reprima e mostre tudo. É rápido e gratuito!

3. Miga, sua loka, não deixa passar a data de vencimento das “CONTINHAS”

via GIPHY

Às vezes acontece deixar passar o famoso dia dos pagamentos de contas tudo bem, não vamos te julgar! O ideal é que você pague todas as suas contas sempre em dia, e evite pagar o valor parcial (como o mínimo do seu cartão). Além disso, organizar o vencimento de suas contas pode ajudar, por exemplo, na compra da casa própria ou no crédito para a viagem perfeita! Socorro, seria meu sonho?

4. Não exagere nas “brusinhas”. Consuma crédito de forma consciente!

via GIPHY

Poxa, não é fácil não comprar tudo que a gente deseja, mas segurar a emoção é necessário, não é mesmo? O score é o seu comportamento de crédito e de hábitos de pagamento, ele é construído ao longo da sua vida financeira, quanto mais informações boas sobre seus hábitos: que você pega crédito e paga em dia por ele melhor é para o seu score.

É importante você mostrar para o mercado o seu bom comportamento no pagamento quando você utiliza o crédito seja pelo: cartão de crédito, financiamento, crédito pessoal.  A pontualidade do pagamento da sua fatura pode auxiliar na contabilização de pontos do seu score. Quanto mais informações o mercado tiver sobre você, melhor será a análise de crédito.

5. Atualizar o seu cadastro pode realmente fazer a diferença

via GIPHY

Mudou bairro, de cidade, estado, país, namorado (esse não) galáxia, e não avisou a Serasa? Você errou! Errou feio, errou rude! Manter suas informações básicas atualizadas dão credibilidade para que haja clareza na hora de conferir as possibilidades. Sempre que alterar alguma informação avise a Serasa (saiba como atualizar seu dados aqui)

A pontuação do Serasa Score é dinâmica e calculada sempre na hora que você a consulta, refletindo o seu comportamento até aquele momento. Cada empresa possui suas próprias regras na hora de analisar um consumidor. O critério de aprovação de crédito é sempre deles, mas sua saúde financeira no score pode facilitar o processo!