Caixa lança app gratuito para acompanhar depósitos do FGTS

A Caixa Econômica Federal lançou um aplicativo gratuito que permite aos profissionais acompanharem o extrato do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). O fundo protege o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao mercado de trabalho. Ele pode sacar seu FGTS em razão de demissão ou em ocasiões especiais, como aquisição da casa própria ou aposentadoria.

A ferramenta recebeu o nome de FGTS (iOS e Android) e foi criada para proporcionar um jeito prático para o trabalhador conferir a situação dos seus direitos. Ela atende aos anseios dos profissionais que ingressaram no mercado de trabalho nos últimos anos.

Para usar o app FGTS, você precisa do número do NIS, que pode ser encontrado no cartão do PIS

Para usar o app, é preciso ter o número do NIS (Número de Identificação Social feito pela Caixa), que pode ser encontrado nos extratos do FGTS, cartão do PIS, carteira de trabalho, cartão do cidadão ou com o empregador. Se o trabalhador não tiver nenhum dos documentos citados, pode solicitar, sem custo, uma segunda via de inscrição em uma agência do banco.

Com o número do NIS, o usuário realiza um cadastro que exige o número do CPF, do RG e do título de eleitor. Depois, é só começar a usar e acompanhar a regularidade dos depósitos do FGTS pela empresa. A ferramenta ainda permite localizar a agência da Caixa mais próxima para ser atendido, por meio do recurso da geolocalização.

Além do FGTS, o banco desenvolveu o app Caixa Trabalhador (iOS e Android), para consultas do PIS, seguro-desemprego e abono salarial.