Últimas notícias:

Loading...

Caixa oferece serviço de crédito com taxa de 1,99% para microempreendedores individuais

Serviço é voltado para pequenos comerciantes que estão a procura de empréstimo pessoal para investir no seu negócio

Por: Publi
Ouça este conteúdo

A ideia de que com a chegada da vacina o mundo todo voltaria à normalidade, já está sendo derrubada. A maioria dos países estão experimentando novas ondas de contágio e a distribuição das doses está sofrendo consecutivos atrasos por parte dos laboratórios.

Segundo a própria Organização Mundial da Saúde (OMS) a imunização de rebanho não deverá ser atingida neste ano, o que significa que, por enquanto, as pessoas não poderão retornar a uma rotina semelhante ao de antes da pandemia.

Caixa oferece serviço de crédito com taxa de 1,99% para microempreendedores individuais
Crédito: Banco de imagens | Bigstock: @BalkansCatO Microcrédito Produtivo Orientado da Caixa é voltado para pequenos comerciantes que estão a procura de empréstimo pessoal para investir no seu negócio

Do mesmo jeito, não é possível esperar muitas melhorias na economia do Brasil. Como costuma acontecer na maioria das vezes, os setores mais vulneráveis podem sofrer os piores efeitos. Um dos grupos que mais precisa de apoio neste momento é o dos pequenos empreendedores, que são geralmente profissionais ou donos de pequenos comércios.

De fato, a categoria de Microempreendedor Individual (MEI) atinge atualmente mais de 10 milhões de pessoas. Para se ter uma ideia do aumento de pessoas nesta categoria durante a pandemia, só entre os meses de janeiro e abril de 2020 um total de 586.546 brasileiros se registraram nesta modalidade de trabalho.

Com o crescimento dos MEIs, muitas instituições financeiras têm anunciado serviços voltados para esta categoria. Um bom exemplo neste sentido é o Microcrédito Produtivo Orientado, lançado pela Caixa Econômica Federal, e voltado para pequenos comerciantes ou profissionais que estão a procura de um empréstimo pessoal com a taxa mais baixa para investir no seu negócio.

O empreendedor pode solicitar valores entre R$ 300 e R$ 21 mil a serem pagos num prazo de 4 a 24 meses. De acordo com o anunciado pela Caixa, não há carência nem cobrança de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

Este tipo de crédito deve ser investido com exclusividade no empreendimento: seja na aquisição de equipamentos e maquinários, como na realização de reformas, pagamento de salários ou compra de mercadoria.

A maioria dos bancos que oferecem empréstimos para pequenas empresas ou empreendedores colocam este requisito como uma ferramenta para garantir que os fundos sejam dirigidos ao objetivo esperado.

A respeito dos custos do crédito, a taxa de juros é de 1,99% e a Tarifa de Abertura de Crédito (TAC) de 3%. Para poder ser titular deste tipo de produto, o MEI deve ser maior de 18 anos e não ter nome negativado em cadastros de inadimplentes como SERASA, SINAD (Sistema de Inadimplentes da Caixa), SCPC (Serviço Central de Proteção ao Credito), entre outros.

Além disso, os interessados no Microcrédito Produtivo Orientado precisam possuir uma conta corrente, poupança ou Caixa Fácil da Caixa Econômica Federal.

Para contratar o serviço, o cliente pode comparecer diretamente a qualquer agência do banco, ligar para o número 0800-7260101 ou entrar em contato pelo WhatsApp (0800-7260104), além de apresentar a seguinte documentação: documentos pessoais (RG e CPF), comprovante de endereço residencial e certificado de Condição do Microempreendedor Individual (CCMEI).

É importante lembrar que, ainda que o requerente complete todas as exigências mencionadas, a solicitação do serviço deverá passar por uma análise antes da aprovação do crédito.

Compartilhe: