Contribuinte já pode consultar se caiu na malha fina do Imposto de Renda

Se estiver na malha fina, contribuinte deve enviar retiifcação

A Receita Federal liberou consultas ao extrato do Imposto de Renda 2016. Para saber se você caiu na malha fina do Leão e verificar possíveis pendências é só acessar este link.

Para acessar o serviço, é preciso um código fornecido pela própria receita. Neste outro link há um passo a passo que explica como gerar o código.

De acordo com Francisco Arrighi, diretor da Fradema Consultores Tributários, o contribuinte que verificar as inconsistências em sua declaração deverá, através do código de acesso, realizar o mais rápido possível a retificação do documento e reenviá-lo ao Fisco.

Aqueles que perderam o prazo da entrega poderão enviar a declaração a qualquer momento, desde que arque com a referida multa.  O valor mínimo por atraso é de R$ 165,74, mas pode atingir até 20% do imposto devido.

Desta forma, mesmo tendo que pagar a multa, os contribuintes obrigados à entrega devem fazê-la o quanto antes, pois as multas são altas, partindo de 75%, podendo em casos de fraude ou sonegação chegar a 150% ou 300% do imposto devido, tornando-se em muitos casos, impagáveis. “Além disso, caso o contribuinte entre em ação fiscal, estará impedido de fazer o envio, pois os dados não podem ser alterados após o início da fiscalização”, conclui Francisco Arrighi.

A declaração deverá ser enviada normalmente dentro do programa do IRPF- 2015. Quando a situação for resolvida, o contribuinte sai da malha fina e, caso tenha direito, a restituição será incluída nos lotes residuais do Imposto de Renda.