Fique atento: Golpes bancários estão sendo realizados através do Facebook

A cada dia que passa, golpistas inventam novas maneiras de enganar o consumidor e ganhar dinheiro fácil. A mais nova modalidade é a utilização das redes sociais. Monitorando queixas de clientes no Facebook, os golpistas conseguem informações e se passam pelo canal de atendimento oficial dos bancos com páginas falsas.

Página oficial com símbolo de verificação de autenticidade
Página oficial com símbolo de verificação de autenticidade

Funciona assim: O cliente entra em contato com o banco através de sua página oficial. O golpista, que visualizou a mensagem (pois são escritas na linha do tempo da página), entra em contato com o cliente utilizando um perfil falso com o nome do banco e se fazendo passar por um atendente. Com a promessa de solucionar o problema, o fraudador pede número do cartão, do código de segurança, CPF e o telefone do cliente.

É importante estar atento a pequenos detalhes, pois a diferença entre a página real e a falsa é quase imperceptível já que os estelionatários copiam inclusive os mesmos posts.

Cinco orientações para não cair na nova trapaça

– Há maneiras de verificar se uma página é verdadeira nas redes sociais. O Twitter e o Facebook, por exemplo, possuem selos de verificação que ficam ao lado do nome da instituição.

Resposta do Itaú oficial a uma pergunta realizada por cliente.
Resposta do Itaú oficial a uma pergunta realizada por cliente.

– Outra dica para saber se uma página é verdadeira é observar o número de seguidores. As oficiais de bancos costumam ter milhões de seguidores.

– O cliente deve observar se a página em questão é um perfil ou uma fanpage. As fanpages são usadas por corporações e empresas e não solicitam amizade de usuários. Já os perfis são voltados para pessoas físicas.

– A Febraban informa que os bancos nunca solicitam a senha do cliente por telefone, e-mail ou redes sociais. A Federação recomenda que os clientes sempre acessem o internet banking a partir da digitação completa do endereço no navegador (browser).

– O Facebook informa que é possível denunciar páginas suspeitas. Há um botão no alto, na lateral direita das páginas, em que há a opção de denúncia.

Fonte: O Dia