Fraude em boletos bancários desvia pagamentos e lesa consumidor

O número de consumidores que estão sendo lesados ao pagar suas contas através de boletos bancários está aumentando no país e é muito importante ficar atento para não ser prejudicado. O golpe é bem elaborado e passa praticamente despercebido, pois os bandidos mudam os dados do documento para desviar o dinheiro.

O golpe pode acontecer ao acessar um boleto de pagamento, mas no meio do processo o código de barras é corrompido fazendo com que o dinheiro seja desviado. Isso acontece devido a um malware que circula pela web que é capaz de alterar códigos de barras nos arquivos gerados.

O malware detecta quando um boleto é visualizado no navegador e age na hora em que o documento é criado no formato HTML. Ele não altera nem valor, nem data de vencimento do documento original, de forma que ele ainda fique ainda mais difícil de ser identificado, mas adultera o código de barras, substituindo o correto por um falso, que está relacionado à conta do golpista. Em muitos casos, o vírus não está no computador da vítima, nem no site do banco, está no provedor de internet utilizado. Também há casos de pessoas que recebem o boleto falso pelos Correios.

Confira algumas dicas para não cair no golpe:

1. Checar o código de barras – A primeira coisa a se fazer é verificar o código de barras. Se o boleto não funcionar na leitura ótica ou estiver com grandes espaços em branco entre as barras que impedem a leitura ótica, desconfie.

2. Confira os dados do beneficiário – Caso seja preciso digitar os números do código de barras manualmente, confira os dados do beneficiário. Nome da empresa, agência e banco. Lembre-se: as informações precisam bater com o documento impresso.

3. Evite gerar boletos em HTML – Para evitar que um malware faça modificações no boleto, o ideal é optar, sempre que possível, por boletos nos formatos JPG ou PDF, e não em HTML.

OBS: Em caso de dúvidas, sempre entre em contato direto com as instituições responsáveis pelos boletos.

Fontes: G1 e INFO

Por Redação