Índice de empreendedores brasileiros em 2015 é o maior dos últimos 14 anos

Por: marianapastore

Nunca antes os brasileiros empreenderam tanto. Um estudo mostrou que em cada dez brasileiros, quatro estiveram envolvidos com a criação do próprio negócio em 2015. A pesquisa Global Entrepreneurship Monitor, patrocinada pelo Sebrae, entrevistou 2.000 pessoas de todas as regiões do Brasil, com idade entre 18 e 64 anos, entre setembro e novembro do ano passado. Também foram ouvidos 74 especialistas no assunto.

iStock/Squaredpixels
Taxa de empreendedorismo no Brasil foi maior do que nos EUA e na Alemanha em 2015

O levantamento, realizado desde 1999, mostrou que o índice de 2015 foi de 39,3%, o maior dos últimos 14 anos e quase o dobro do registrado em 2002, de 20,9%. A taxa de empreendedorismo no país é superior à dos Estados Unidos, da Alemanha, do México e dos outros países que compõem o Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), segundo o Sebrae.

Guilherme Afif Domingos, presidente da instituição, disse ao jornal O Globo na segunda-feira que o empreendedorismo é uma alternativa para os brasileiros contornarem as dificuldades que a economia vem passando. Ele também ressaltou a importância de promover ações para reduzir a burocracia, simplificar a legislação e incentivar a educação empreendedora.