Maioria dos devedores escolhe a terça-feira para renegociar dívidas

Nos primeiros sete meses de 2014, 26% das 4,4 milhões de pessoas que acessaram o serviço Limpa Nome Online da Serasa Experian para conhecer as condições de suas dívidas, o fizeram às terças-feiras, com visitas concentradas no horário do almoço, entre 11h e 15h.

No decorrer da semana, a porcentagem de acessos vai decrescendo: 20% às quartas, 16% às quintas, 12% às sextas, 5% aos sábados e 4% aos domingos. Na segunda-feira o número de internautas volta a crescer e chega a 17%.

“Uma das explicações para o pico de acessos às terças nesse horário é o fato de os credores atuarem a todo vapor às segundas-feiras, retomando os trabalhos suspensos no domingo”, afirma o superintendente de Informações sobre o Consumidor da Serasa Experian, Vander Nagata. “É a prova de que o consumidor, após ser cobrado, busca alternativas para solucionar suas pendências financeiras.”

O segundo dia mais forte no número de acessos ao Limpa Nome Online é a quarta-feira, ainda um reflexo do movimento do dia anterior.

O levantamento apontou que 6,2 milhões de internautas acessaram o site SerasaConsumidor entre janeiro e julho. Deste total, 70% (4,4 milhões) eram consumidores querendo saber se tem dívidas atrasadas e conhecer as condições de renegociação. Com isso, 303.667 pendências financeiras foram pagas no período, totalizando R$ 998.078.508,50. Os demais (30%) buscavam outros serviços ao consumidor, como cadastro de documentos roubados.

A faixa etária mais presente nas negociações via web, entre janeiro e julho, foi a compreendida por pessoas entre 25 e 34 anos, que representaram 40,1% do total, seguida pelo grupo etário entre 18 e 24 anos, com 25,6%. Na terceira colocação, pessoas entre 35 e 44 anos, com 18,4% do total de acessos.

Na analise regional, os Estados que lideraram as negociações via Limpa Nome Online nos sete primeiros meses do ano foram, respectivamente, São Paulo (37,6%), Rio de Janeiro (11,5%), Minas Gerais (11,2%) e Paraná (6,1%).