NeuroSaber promove palestras gratuitas sobre alfabetização

A alfabetização é um tema que gera muitas dúvidas e angústias nas famílias. Pensando em levar conhecimentos científicos sobre a alfabetização, o Instituto NeuroSaber promove o “ConAlfabetização”. A programação será voltada para profissionais da educação e da saúde e também para as famílias. Totalmente online e gratuito as palestras vão acontecer dos dias 20 a 24 de novembro. Para participar basta fazer inscrição no site.

Os encontros vão ser ministrados ao vivo, sem reprise, nos seguintes horários: 10h, 15h e 20h30. Para assistir, é necessário estar online no dispositivo eletrônico (celular, tablet, notebook ou computador) pontualmente e entrar na sala de transmissão.

De acordo com o neuropediatra Clay Brites e a psicopedagoga Luciana Brites, fundadores do Instituto NeuroSaber, o evento irá abordar metodologias com evidências científicas de alfabetização expondo o grande motivo da falta de estratégias nesse sentido e por que tantas crianças acabam o ano letivo sem saber ler e escrever.

Os fatores que mais motivaram a realização do congresso foram os últimos resultados da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), que mostraram que mais da metade dos alunos do 3º ano têm nível insuficiente em leitura e em matemática.

Segundo o neuropediatra Clay Brites, o cenário atual é resultado de uma estratégia ineficiente do poder público em ajudar os professores a entenderem o que e como fazer para melhorar os índices de alfabetização no Brasil.

Para a psicopedagoga Luciana Brites, o que se observa atualmente nas escolas é uma estratégia muitas vezes sem evidências científicas. E quem “paga o preço” são as crianças.

Palestras online e gratuitas sobre alfabetização.

Confira a programação completa

  • Segunda-Feira, 20 de novembro

10h – Mecanismos Neurocientíficos da Leitura e Escrita: Como a criança aprende a ler e a escrever
Clay Brites Neuropediatra.

15h – Período Preparatório: Atividades para estimular a Alfabetização
Luciana Brites – Psicopedagoga e psicomotricista.

20h30 – Método Fônico
Alessandra Gotuzo Seabra.

  • Terça-Feira, 21 de novembro

10h – Métodos de Alfabetização: O que dizem as pesquisas em Neurociências?
Clay Brites Neuropediatra.

15h – Alfabetizando crianças e adolescentes com Dislexia
Angela Nico – Vice-presidente da Associação Brasileira de Dislexia – ABD

20h30 – Mapeamento computadorizado de 2,6 milhões de relações entre unidades de Escrita
Dr. Fernando Capovilla – Especialista em distúrbios da comunicação e da linguagem

  • Quarta-Feira, 22 de Novembro

10h – Consciência Fonológica e sua importância no processo de Alfabetização
Luciana Brites – Psicopedagoga e psicomotricista

15h – Alfabetização de crianças com Autismo: um passo a passo
Dayse Serra – Especialista e Pesquisadora em Autismo

20h30 – Recursos para a Educação de Surdos: Sistema computadorizado de busca (resgate lexical) de sinais de Libras, Dicionários de Libras, Enciclopédia de Libras, o Manual de Libras e Saúde.

Fernando Capovilla – PhD em distúrbios da comunicação e da linguagem

  • Quinta-Feira, 23 de novembro

10h – Sinais precoces de problemas na Alfabetização
Tatiana Riechi – Neuropsicóloga

15h – Estimulação Musical e Alfabetização: atividades práticas
Júnior Cadima -Neuropsicopedagogo

20h30 – Avaliação de Habilidades preliminares de leitura e Escrita no Início da Alfabetização
Talita Pazeto – Pedagoga, Psicopedagoga, Mestre e Doutora em Distúrbios do Desenvolvimento

  • Sexta-Feira, 24 de novembro

10h – Jogos, brinquedos e brincadeiras: a estimulação lúdica do processo de alfabetização
Osvaldir Viegas – Filósofo, Educador e criador da Oficina do Aprendiz

15h – Atividades Psicomotoras e Alfabetização
Luciana Brites – Psicopedagoga e psicomotricista

20h30 – Da Garatuja a Letra Cursiva: estimulando os processos de Escrita da Criança
Luciana Brites – Psicopedagoga e psicomotricista

Leia também