Programa do Procon ajuda pessoas a negociar dívidas

O crédito facilitado oferecido pelo mercado possui muitas vantagens, no entanto, pode ser sinônimo de problemas financeiros sérios caso não haja organização na hora de pagar as contas. O Programa de Apoio ao Superendividado (PAS), lançado pelo Procon e pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo em 2012, auxilia pessoas que perderam o controle do orçamento.

“A maior parte das pessoas que nos procuram são jovens entre 25 e 35 anos com renda mensal entre R$3 mil e R$ 4 mil. A maioria tem curso médio ou superior e está empregada”, conta Diógenes Donizete, coordenador do programa.

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A iniciativa quer reduzir o número de famílias endividadas oferecendo palestras gratuitas sobre orçamento e controle financeiro e fazendo um diagnóstico do problema. O devedor preenche uma planilha com informações de renda, gastos e hábitos de consumo e recebe orientações do que fazer para quitar os compromissos.

O Procon analisa o caso, orienta as pessoas e chama os credores para uma conciliação atuando como intermediário para negociar melhores condições de pagamento da dívida, em audiência extraprocessuais.

O projeto auxilia consumidores paulistanos, maiores de 18 anos ou menores devidamente acompanhados dos responsáveis, que estejam em condições de renegociar ao menos uma dívida.

“Culturalmente, o brasileiro prefere comprar parcelado. O problema é que efetuando várias compras parceladas a valores pequenos para serem pagos mensalmente, resulta em dívidas que muitas vezes ficam impossíveis de serem pagas. O superendividamento vem justamente quando a pessoa não sabe como administrar seu dinheiro e perde o controle do orçamento”, explica o coordenador.

Pessoas interessadas em participar devem se encaminhar ao Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, o CEJUSC, (Rua Barra Funda, 930, 2º andar), das 9h às 17h, onde passarão por uma triagem com questionário, pré-seleção, agendamento de palestra e explicações sobre o programa.

Depois, o endividado participa de palestra e entrevista em horário agendado. Por fim, o consumidor será convocado para uma audiência de conciliação, para tentar renegociar a dívida.

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