Site consumidor.gov passa a mostrar desempenho das empresas no atendimento de reclamações

Muita gente está bem acostumada a recorrer ao site Reclame Aqui para registrar problemas diversos com empresas. Agora também é possível reclamar através de um site lançado pelo Ministério da Justiça: o consumidor.gov.br.

O site possui o mesmo princípio do Reclame Aqui e também permite aos cidadãos registrarem os problemas que tiveram com alguma empresa , disponibilizando espaço de resposta para as reclamadas. Também é possível adicionar anexos que comprovem as queixas e, a partir desta terça-feira (12), ainda permite ao consumidor acompanhar como as empresas se comportam na hora de resolver as reclamações dos clientes.


No site os consumidores poderão saber, por exemplo, a quantidade de reclamações finalizadas por empresa, o índice de resolução e a satisfação do consumidor. Mais adiante, o governo vai disponibilizar uma comparação entre as empresas cadastradas. A expectativa é que esta comparação esteja operando dentro de 30 dias.

Desde junho deste ano quando foi ao ar, o portal consumidor.gov registrou 9.552 reclamações. Há atualmente, 127 empresas credenciadas e outras 52 em fase de credenciamento. Se a empresa não estiver no site (a adesão não é obrigatória), entretanto, não é possível registrar a reclamação. Das 9,5 mil reclamações registradas, 48,5% referem-se a serviços de telecomunicações, 20,5% sobre serviços financeiros e 17,5% sobre produtos de telefonia e informática. Produtos eletrodomésticos aparecem em seguida, com 6,98% das reclamações.

Segundo o governo, o novo portal pode ser acessado, atualmente, por consumidores de 15 estados, além do Distrito Federal: Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rondônia, Rio de Janeiro e São Paulo. A previsão é que até 1º de setembro o serviço esteja disponível para o restante do país.

Fonte: SOS Consumidor