​O guia de física da Britney Spears continua sendo o melhor site da internet 1.0

Por: Catraca Livre

No amanhecer do novo milênio, uma página tão linda quanto bizarra emergiu dos detritos culturais daquela época e obteve sucesso na então burguesa internet: O Guia da Britney Spears para a Física de Semicondutores, uma espécie de manual de física para não-iniciados, que, caso você duvide, existe até hoje por meio da humilde URL britneyspears.ac.

O site apresenta páginas de informações sobre tudo, desde o funcionamento básico dos semicondutores – como materiais como o silício podem ser “reforçados” com impurezas para conduzir corrente elétrica e formam a base da eletrônica moderna – até entradas sobre a “barreira finita do poço quântico” e a “fotolitografia”. É mais ou menos como a InfoSec Taylor Swift, mas foca na física em vez da cybersegurança e, claro, permeado pela estética de uma época em que achávamos uma boa ideia usar gravatas no lugar dos cintos.

E tudo isso teria sido escrito pela Britney, exibida no site como uma gênia da física AND popstar. A verdade, porém, é que o site não foi criado pela cantora (desculpem, fãs, essa é a dolorosa verdade), e sim pelo então jovem Carl Hepburn, um pós-graduado em física teórica na Universidade de Essex, na Inglaterra.

Hepburn diz que o site foi criado em 1999, apesar de que o cache mais antigo do Archive.org data de 2000. Fato é que, em 2001, o site se tornou viral e causou sensação na mídia. Até a gravadora da Britney aprovou a página. Quinze anos mais tarde, o guia continua ativo, com fotos vintage e glamourosas da Britney e tudo o mais. (continue lendo aqui)