SP: 4º Seminário Internacional de Jornalismo Online

Por: Redação

De 9 a 11 de novembro o Itaú Cultural recebe o 4º Seminário Internacional de Jornalismo Online que debate o tema “O novos caminhos do jornalismo: o que a audiência quer consumir e como?”.

Nesta 4º edição, o MediaOn, que organiza o evento, debate os novos caminhos do jornalismo com profissionais das principais mídias eletrônicas e impressas e especialistas do exterior, e procura responder o que a audiência quer consumir e de que modo. Para se inscrever, acesse o site do seminário.

Veja a programação completa:

9 de Novembro

Super Session / Abertura

Como os gigantes da Mídia, CNN e New York Times, mantém o espiríto de inovação em suas redações tradicionalmente originárias da velha mídia e, no meio da batalha, garantem que enfrentam os competidores corretos na briga pela audiência.

Palestrantes:
Susan Grant, vice-presidente executiva da CNN News Services, divisão da CNN WorldWide que engloba as atividades digitais da empresa e seus negócios com afiliados. Susan é membro do Comitê Executivo da CNN e conta em seu portfólio com o site CNNMoney.com, o serviço CNN Mobile e o portal CNN iReport, uma comunidade de notícias geradas pelos usuários.

Aron Pilhofer, editor de interactive news do New York Times e gestor da equipe de jornalistas responsável pelos aplicativos usados em reportagens online do periódico. Também é co-fundador da “DocumentCloud.org”, um projeto concebido para facilitar o acesso, pesquisa e análise de documentos.

Mediador:
Jaime Spitzcovsky, Curador do MediaOn e sócio-diretor da produtora de conteúdo PrimaPagina

Obs: A Super Session é exclusiva para convidados. O público poderá acompanhar a transmissão ao vivo aqui no site.

10 de Novembro

Credenciamento / Welcome Coffee

Welcome Coffee 9h00 às 9h30

Painel 1 9h30 às 11h00

Computadores tablet, e-readers e smartphones – Como inovar e produzir conteúdo no mundo digital.

• Especialistas discutirão a integração entre redações e tecnologia e como as interfaces dos “gadgets” afetam a produção e o consumo de notícias.

Debatedores:
Pablo Mancini, Gerente de Serviços Digitais do Grupo Clarín.
Alberto Cairo, Diretor de Infografia e Multimídia da Revista Época.

Mediador:
Andre Deak, jornalista multimídia.

painel 2 11h30 às 13h

Eleições 2010 e a internet – Um balanço dos resultados

• Coordenadores de Internet dos principais candidatos à presidência mostram resultados e discutem a primeira eleição brasileira sob o efeito intenso das redes sociais.

Debatedores:
Marcelo Branco, Dilma Roussef (PT)
Caio Túlio Costa, Marina Silva (PV)
Soninha, José Serra (PSDB)

Mediador:
Heródoto Barbeiro – jornalista da CBN/ TV Cultura

painel 3 15h30 às 17h

Anunciantes valorizam conteúdo ou audiência?

• Gigantes da Mídia, conteúdos amadores, profissionais e redes sociais: quem ganha e quem perde no jogo da publicidade.

Debatedores:
João Batista Ciaco – Diretor de Publicidade e MKT de Relacionamento da Fiat
Carlos Werner – Diretor de MKT da Samsung
Abel Reis – Presidente da AgênciaClick
Sérgio Valente – Presidente da DM9DDB

Mediador:
Paulo Castro, Diretor Geral do Terra Brasil

painel 4 17h30 às 19h

Quem pauta quem e quem consome o que? – Mídias sociais x sites de jornalismo: a caça do furo e do leitor

• Quem são os agentes da nova era do jornalismo? Como os jornalistas devem se preparar para conviver com uma realidade em que os tiros chegam de todos os lados?

Debatedores:
Matthew Eltringham, Editor de Interatividade e desenvolvimentos de mídias sociais na BBC News.
Julian Gallo, Jornalista argentino especializado em tecnologia e meios interativos, diretor do Site Cukmi.com.

Mediadora:
Silvia Bassi, IDG Brasil, Publisher

11 de Novembro

painel 5 9h30 às 11h00

O humor e o jornalismo digital

• O papel fundamental do humor para engajar o público na web e as técnicas utilizadas por humoristas para deixar os conteúdos mais palatáveis.

Debatedores:
Mauricio Ricardo, Charges.com.br
Antonio Pedro Tabet, Kibe Loco

Mediador:
Benjamin Back, Apresentador do Estádio 97 e blogueiro do Lance!

painel 6 11h30 às 13h

Redações integradas – a convergência em números e qualidade

• Executivos de grandes meios de comunicação brasileiros mostram como foi feita a convergência com o mundo digital em suas redações e discutem resultados e o futuro.

Debatedores:
Sergio Dávila, Editor-Executivo, Folha de São Paulo
Ricardo Gandour, Diretor de Conteúdo do Grupo Estado

Mediador:
Leão Serva, Diretor de Redação, Diário de São Paulo

painel 7 15h30 às 17h

O novo consumidor de informação – Usuários mostram em tempo real como se relacionam no mundo digital

• O fenômeno das redes sociais no Brasil e no mundo: que tipo de informação nossos jovens consomem e como eles chegam até ela.

• Um Raio X do comportamento do usuário e de como as novas mídias o conquistam.

Comentarista:
Juliana Sawaia ( IE) – Gerente de Inteligência de Mercado no IBOPE MIDIA

Participantes:
Alyne Spioni Jovita – 22 anos, estuda Administração de Empresas na Faculdades Sumaré. Trabalha como auxiliar
Cleber Santana – Estudante
Juliana Rodrigues – 32 anos, Jornalista e blogueira
João Cobra Sander – 14 anos, Estudante

Mediadora:
Renata Simões – Jornalista e Apresentadora

painel 8 17h30 às 19h

Estrelas de vídeos web: sucesso relâmpago ou os novos comunicadores?

• Como produzir conteúdo em vídeo na Internet, conquistar audiência e virar um meio de comunicação e um negócio.

Debatedores:
Joe Penna – Mystery Guitar Man (vídeo call)
PC Siqueira – Blog “Mas Poxa Vida” – MTV
Pablo Peixoto – Video “Um dia de Fúria”

Mediador:
Marcelo Tas, CQC, CQC TV show

Por Redação