5 músicas para estudar história e entender a ditadura no Brasil

A experiência musical promove maior habilidade de observação, localização, compreensão, descrição e representação em quem toca e quem houve

Por: Publi | Comunicar erro

Uma das formas de estimular o desenvolvimento de alunos no processo metodológico é por meio da introdução da música na escola. Isso pode ser colocado em prática de diversas formas: desde a utilização de letras nas interpretações de texto em sala, até na realização de oficinas de música e instrumentalização com os estudantes. Por exemplo, há músicas para estudar história e demais disciplinas.

Segundo o site Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro), essas são formas de aguçar a sensibilidade, instigar a criatividade e aumentar a integração dos alunos no ambiente escolar. Aliás, a música pode ser colocada em prática em diferentes disciplinas.

Crédito: iStock/WavebreakmediaA música estimula o uso dos sentidos pelo aluno

Um dos principais aspectos que a música representa no processo de aprendizagem é o estímulo ao uso dos sentidos pelo aluno. Qualquer experiência musical, independentemente do estilo e dos instrumentos utilizados, promove maior habilidade de observação, localização, compreensão, descrição e representação em quem toca e quem houve.

Análise e interpretação de letras musicais

Além disso, o estudante com ouvido treinado para a observação de letras poderá ser também um bom leitor e intérprete de textos.

Por falar nisso, essa é outra vantagem do uso da música no dia a dia escolar. Com a música, abre-se um vasto campo de atuação para que professores explorem o significado dessas letras, novos conceitos e vocabulário, metáforas, entre outras coisas.

Assim, a música acaba se tornando uma fonte de conteúdo importante para ser utilizada em sala de aula. É o início de conversas importantes, sobre política, educação, cultura, gênero, relações interpessoais, ecologia e vários outros temas que vierem a ser abordados por obras musicais.

Músicas para estudar história e entender sobre a ditadura

Crédito: ReproduçãoMúsicas para compreender o período da ditadura militar

Principalmente quando os professores forem explicar o período da ditadura no Brasil, provavelmente, compartilharão algumas canções que tiveram grande destaque. Isso se deve ao caráter de resistência e um posicionamento político contra o que estava acontecendo em nosso país.

Devido à censura, diferentes estratégias foram adotadas, de maneira inteligente e articulada, de modo que os militares não percebessem a verdadeira intenção da letra. Entre as músicas que se pode escutar para entender melhor o período, estão:

Esse é apenas um aspecto de história para usar a música como forma de estudo. Certamente, muitos outros períodos históricos também terão suas referências musicais que contribuirão para o aprendizado. É possível aprender geografia, matemática e até ciências ouvindo música.

Confira o artigo no site Novos Alunos para saber como estudar com música.

1 / 8
1
01:46
Os erros de português mais absurdos do governo Bolsonaro
A língua portuguesa não é bem o forte da gestão Bolsonaro. Vários nomes importantes do governo já escorregaram no idioma …
2
30s
Onde ou Aonde?
Responda rápido: "Onde você quer ir jantar?" ou "Aonde você quer ir jantar?". Qual a resposta correta.
3
34s
Use “anexo” corretamente
Na hora de enviar um e-mail corporativo, você sabe como escrevê-lo corretamente?
4
34s
Senão ou se não?
Aprenda quando usar o "senão" ou "se não".
5
33s
Presente do Subjuntivo
Aprenda a usar corretamente o Presente do Subjuntivo.
6
02:13
O estilista que ensina de crochê em penitenciária masculina
O projeto Ponto Firme, criado pelo estilista Gustavo Silvestre, tem como objetivo transformar a vida de detentos de uma penitenciária …
7
01:47
Como se apaixonar por Bach – Lição 10
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.
8
01:48
Como se apaixonar por Bach – Lição 9
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.