Alguns cuidados e dicas para quem estuda bastante em casa

Por: Redação | Comunicar erro

As aulas já voltaram e muitos alunos já se preparam para a rotina de estudos, na escola, universidade e também em casa. Nesse cenário, o desafio consiste em aprender a se concentrar para fazer valer o esforço junto aos livros e adaptar o tempo de estudo com o lazer.

O blog Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro), trouxe algumas dicas para ajudar a tornar o estudo em casa mais eficiente. Confira:

Métodos de estudo

Não é difícil notar que há diferenças fundamentais entre estudar, por exemplo, português ou matemática, certo? Enquanto a primeira matéria pode exigir leituras mais demoradas, com várias releituras, elaboração de resumos e respostas escritas a perguntas subjetivas para revisar o que se aprendeu, a segunda costuma ter leituras mais rápidas, seguidas de práticas intensivas de exercícios objetivos, além de uso da calculadora (mas não do dicionário).

Desse modo, ao montar suas metas de estudos, você precisa levar em conta, ainda, as etapas envolvidas no aprendizado de cada matéria, quanto tempo cada uma delas demanda e, inclusive, qual é seu nível de dificuldade naquelas disciplinas. Afinal, se matérias diferentes precisam de métodos diferentes, pessoas distintas também podem precisar se dedicar mais ou menos a matérias distintas, não concorda?

Pausa para o descanso

Além do descanso entre uma semana e outra, também é preciso fazer pequenos intervalos dentro dos próprios períodos de estudo. Isso porque nossa concentração não é constante, de forma que o cérebro pede um tempo (de 5 a 10 minutos a cada 40 ou 60 minutos de estudos) para recuperar o fôlego.

O ideal é parar de tempos em tempos para ir ao banheiro, beber uma água e até se descontrair por alguns minutos com o bichinho de estimação da família ou uma conversa rápida com os amigos. Acredite: os estudos sairão renovados dessa pausa estratégica.

Continue lendo o artigo no blog Novos Alunos.

  • O SEB publica diversas dicas para quem quer mandar bem nos estudos. Aproveite e confira 8 técnicas de memorização clicando aqui

1 / 8
1
01:46
Os erros de português mais absurdos do governo Bolsonaro
A língua portuguesa não é bem o forte da gestão Bolsonaro. Vários nomes importantes do governo já escorregaram no idioma …
2
30s
Onde ou Aonde?
Responda rápido: "Onde você quer ir jantar?" ou "Aonde você quer ir jantar?". Qual a resposta correta.
3
34s
Use “anexo” corretamente
Na hora de enviar um e-mail corporativo, você sabe como escrevê-lo corretamente?
4
34s
Senão ou se não?
Aprenda quando usar o "senão" ou "se não".
5
33s
Presente do Subjuntivo
Aprenda a usar corretamente o Presente do Subjuntivo.
6
02:13
O estilista que ensina de crochê em penitenciária masculina
O projeto Ponto Firme, criado pelo estilista Gustavo Silvestre, tem como objetivo transformar a vida de detentos de uma penitenciária …
7
01:47
Como se apaixonar por Bach – Lição 10
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.
8
01:48
Como se apaixonar por Bach – Lição 9
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.