Atividades simples e efetivas de alfabetização para crianças

Confira atividades que a família pode adotar no processo de alfabetização para crianças

Por: Publi | Comunicar erro

Os pais têm um papel importante no processo de letramento infantil. Sabia que você pode promover atividades que estimulam a alfabetização dos filhos?

O site blog Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro), mostra algumas atividades que a família pode adotar no processo de alfabetização para crianças. Confira:

1. Crie um ambiente de alfabetização para crianças

Um ambiente alfabetizador é aquele que estimula o contato da criança com o material escrito, onde a diversidade de gêneros textuais são utilizadas efetivamente para a comunicação.

No livro “A Psicogênese da Língua Escrita“, o conceito de “ambiente alfabetizador” foi amplamente pesquisado por Emília Ferreiro e Ana Teberosky.

Elas chegaram à conclusão que tal ambiente é extremamente saudável para o desenvolvimento da criança e para a consciência da importância da literatura.

Crédito: iStock/WavebreakmediaPais têm um papel importante no processo de letramento infantil

Você pode oportunizar contato com materiais escritos que contribuem com o desenvolvimento da leitura e escrita (livros, revistas, jornais, textos digitais, jogos…) e oferecer experiências que desafiem e estimulem os pequenos (compras no supermercado, passeio a museus e bibliotecas, mapas…).

2. Estimule a criança  ler

Um estudo realizado pela Universidade de Nova York (EUA), indicou que pode haver um aumento de 14% no vocabulário das crianças cujos pais leem para elas ao menos dois livros por semana.

Paralelamente a isso, há um aumento de 27% na memória de trabalho da criança. Essa pesquisa foi realizada em Boa Vista (RR), em colaboração com o Instituto Alfa e Beto e o IDados.

O estudo também indicou que a atividade de ler para os filhos promove uma grande estimulação fonológica, algo essencial para a alfabetização.

Também há ganhos na estimulação cognitiva. Além disso, há uma troca de contato, carinho e afeto, que são essenciais para a criança se sentir protegida, acolhida e amada.

3. Mostre na prática a importância da escrita e da leitura

As crianças tendem a reconhecer e a reproduzir os padrões de comportamento com os quais elas têm contato em casa. Imagine um lar onde os filhos observam os pais constantemente lendo, interagindo com livros, revistas e jornais.

É claro que isso passará a fazer parte do repertório cultural da criança, e terá uma enorme tendência a se reproduzir em seu comportamento.

Convide-o a participar da construção de textos escritos para compreender a função social da escrita, como por exemplo, engajar a criança na atividade de compor uma lista, fazer um roteiro de viagem, escrever um cartão para alguém, escrever o nome das pessoas da família e dos colegas de sala… Essas atividades apoiam no processo de alfabetização.

Leia o artigo completo no portal Novos Alunos.

Compartilhe:

1 / 8
1
30s
Onde ou Aonde?
Responda rápido: "Onde você quer ir jantar?" ou "Aonde você quer ir jantar?". Qual a resposta correta.
2
34s
Use “anexo” corretamente
Na hora de enviar um e-mail corporativo, você sabe como escrevê-lo corretamente?
3
34s
Senão ou se não?
Aprenda quando usar o "senão" ou "se não".
4
33s
Presente do Subjuntivo
Aprenda a usar corretamente o Presente do Subjuntivo.
5
02:13
O estilista que ensina de crochê em penitenciária masculina
O projeto Ponto Firme, criado pelo estilista Gustavo Silvestre, tem como objetivo transformar a vida de detentos de uma penitenciária …
6
01:47
Como se apaixonar por Bach – Lição 10
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.
7
01:48
Como se apaixonar por Bach – Lição 9
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.
8
01:30
Como se apaixonar por Bach – Lição 8
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.