Biblioteca online disponibiliza mais de 5 mil títulos acadêmicos

Informar

Como encontrar aulas de inglês gratuitas e aprender online

Quer aprender o idioma de graça? Saiba como encontrar aulas de inglês para estudar em qualquer lugar!

Por: Redação | Comunicar erro
Crédito: iStock/Raylipscombe Aprenda inglês online em diferentes plataformas

Estudar inglês por métodos tradicionais pode sair um tanto caro. Graças ao ensino online e instituições que se propõem a oferecer materiais gratuitos ou acessíveis de aprendizado, muitos brasileiros têm a oportunidade de aprender o idioma de forma democrática (e gratuita). Por isso, reunimos abaixo dicas de como encontrar aulas de inglês na internet. Confira só:

No YouTube (com professores brasileiros ou gringos)

Vai fazer um intercâmbio ou viagem? Quer treinar o inglês para vestibular e exames? Ou precisa dar um up no speaking para turbinar sua carreira? No YouTube você encontra aulas para todos os perfis! Além disso, pode aprender com professores animados e didática diferenciada.

1. English in Brazil

Este é o canal da professora Carina Fragozo. De forma simples e descontraída, ela ensina pronúncia, gramática, vocabulário, incluindo dicas de estudo, cultura, viagem e curiosidades.

Carina leciona inglês há mais de 10 anos, é formada em Letras e doutora em Linguística pela USP (Universidade de São Paulo). Veja uma de suas aulas:

2. Inglês Winner

Outro professor que recomendamos é o Paulo Barros. No ar há 10 anos, o canal apresenta mais de 500 vídeos com aulas que vão do nível iniciante até o avançado, sempre com foco na comunicação verbal.

É possível encontrar aulas sobre gírias, inglês para turismo, como aprender o idioma com séries da Netflix e demais conteúdos para conhecer de perto o “inglês real”.

3. EngVid

O site é um dos mais conhecidos no mundo quando o assunto é aprender com professores nativos. O time conta com teachers canadenses e britânicos.

Há aulas do nível básico ao avançado e você pode passear por diferentes tópicos: compreensão, cultura, expressões, gramática, pronúncia, conversação, vocabulário ou escrita. São mais de mil lições disponíveis.

4. Rachel’s English

Rachel é norte-americana e ensina a pronunciação utilizada nos EUA. Aliás, todos os vídeos têm legendas para ajudar os falantes não nativos a compreenderem o vocabulário.

5. MmmEnglish

Emma é da Austrália e ensina em seu canal lições de pronúncia, imitação, expressões idiomáticas e especificidades do inglês australiano. Muito legal!

Cursos em plataformas de ensino do governo

6. My English Online

O Ministério da Educação (MEC), por meio do programa Idiomas Sem Fronteiras (IsF), oferece aulas de inglês gratuitas para estudantes, técnicos e docentes de instituições de ensino superior cadastradas, e também professores da educação básica.

O curso de língua inglesa do MEC é online e auto instrucional, que disponibiliza um pacote de atividades interativas voltadas ao desenvolvimento das habilidades de leitura, compreensão oral e gramática do idioma.

7. Escola do Trabalhador

O curso “Inglês aplicado ao trabalho”, ofertado pelo Ministério do Trabalho em sua plataforma online, é voltado para pessoas interessadas em aperfeiçoar o conhecimento elementar do idioma em situações de conversação, aplicadas à área do turismo, hospitalidade e lazer.

A carga horária é de 40h. Qualquer pessoa pode se inscrever. Basta fazer um cadastro e informar nome, CPF e e-mail. O curso tem certificado ao final (mediante uma prova de avaliação do aproveitamento).

Como encontrar aulas de inglês em instituições internacionais

8. Seda College

escola de idiomas em Dublin, na Irlanda, tem uma plataforma online que disponibiliza conteúdo gratuito para o aprendizado da língua inglesa. Para começar a usar, escolha um curso e se cadastre no site. Por lá você pode organizar os estudos de acordo com o ritmo de aprendizagem e a proficiência no inglês.

Tem cursos de níveis básicos e avançados, com material didático e exercícios. O mais bacana é que ao concluir cada módulo, o estudante recebe um certificado internacional online. Boa oportunidade!

Crédito: iStock/KonstanttinUniversidade de Cambridge oferece conteúdo para aprender inglês de graça

9. Cambridge English

O departamento sem fins lucrativos da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, oferece online cerca de 100 opções de atividades preparadas pelo time de pesquisadores da universidade.

Os exercícios são interativos. É possível selecionar as atividades por habilidade (gramática, compreensão auditiva, expressão oral, leitura, vocabulário ou escrita), nível de conhecimento e por tempo disponível para o estudo.

10. British Council

A organização britânica tem um curso online grátis com foco no desempenho do inglês no ambiente de trabalho. As aulas são disponibilizadas por meio da plataforma Future Learn.

O curso English for the Workplace tem como objetivo desenvolver habilidades no idioma para empregabilidade e contextos de trabalho com aulas semanais de até 2h de duração. É indicado ter nível pré-intermediário.

Ou em aplicativos para seu celular

Aprenda em qualquer lugar, no transporte público, em casa, enquanto está numa fila… Veja ferramentas gratuitas para baixar em seu aparelho.

11. Duolingo

O aplicativo permite que o usuário aprenda inglês com atividade de fixação. É possível fazer lições diárias com perguntas rápidas, testes com imagens e áudio. A cada acerto você pula de nível e ganha pontos.

Disponível para baixar em aparelhos Android, iOS e Windows.

12. Babbel

Outra dica é o app gratuito Babbel, com aulas para iniciantes até os avançados. O aluno encontra cursos para reativar os seus conhecimentos, além de gramática, vocabulário e muito mais. Ao terminar uma lição, seu progresso será salvo e sincronizado em todos os seus dispositivos. Assim é fácil continuar exatamente de onde parou.

Disponível para baixar em aparelhos Android e iOS.

Agora que você sabe como encontrar aulas de inglês gratuitas, compartilhe com seus amigos e bons estudos! ;)

Compartilhe: