Bolsonaro declara que Enem 2020 pode atrasar ‘um pouco’

De acordo com o presidente, ainda assim a prova deve ser aplicada este ano

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) declarou, na manhã desta quarta-feira, 13, que a aplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) pode atrasar “um pouco”, mas que realização da prova deve ser aplicada ainda esse ano.

“Estou conversando com o [Abraham] Weintraub [ministro da Educação]. Se for o caso, atrasa um pouco, mas tem que ser aplicado esse ano”, disse Bolsonaro durante entrevista coletiva na portaria do Palácio Alvorada.

Presidente Jair Bolsonaro, em entrevista à imprensa, fala que Enem pode ser adiado
Créditos: Marcello Casal JrAgência Brasil
Presidente Jair Bolsonaro, em entrevista à imprensa, fala que Enem pode ser adiado

Em meio à pandemia do novo coronavírus e pedidos de adiamento das provas, as inscrições para o Enem estão abertas desde a última segunda-feira, 11. Segundo o cronograma do Ministério da Educação (MEC), que não foi alterado, é possível se inscrever até o dia 22 de maio por meio da página do Enem na internet.

A taxa de inscrição custa R$ 85 e deve ser paga entre 11 e 28 de maio, em agências bancárias, casas lotéricas e correios. O Enem 2020 presencial será aplicado em 1º e 8 de novembro. Os participantes que optarem por realizar a versão digital do exame farão as provas nos dias 22 e 29 de novembro.

De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira ), a estrutura do exame será mantida, com a aplicação de quatro provas objetivas, constituídas por 45 questões cada, e uma redação em língua portuguesa. Durante o processo de inscrição, o participante deverá selecionar uma opção de língua estrangeira — inglês ou espanhol.

Os estudantes que obtiveram a isenção da taxa também devem se inscrever no Enem. Os candidatos que não pediram isenção, mas se encaixam em um dos critérios para receber o benefício, terão direito mesmo sem a solicitação.

O cartão de confirmação da inscrição será disponibilizado em outubro, ainda sem um dia definido. Este cartão traz um resumo das principais informações para o candidato: número de inscrição; data, hora e local das provas; dados sobre atendimento especializado (se solicitado); e opção de língua estrangeira.

Mobilização para adiamento do Enem

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mais dez instituições públicas estado do Rio de Janeiro, por exemplo, pedem o adiamento do Enem devido às mudanças no cronograma escolar por conta da covid-19. Universidades de todo o Brasil estão com as aulas presenciais suspensas há mais de um mês.

A União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) se mobilizam para pedir a suspensão do edital. Um novo protesto virtual, com a hashtag #AdiaEnem, está marcado para sexta-feira, 15. Haverá twittaço, debates e conteúdos online. Uma das principais argumentações para o adiamento das provas é de que a manutenção do cronograma pode ampliar as desigualdades de acesso ao ensino superior.

View this post on Instagram

#15M | Dia Nacional Pelo Adiamento do Enem! ⠀ Dia 15 de maio completa um ano que o Tsunami da Educação inundou as ruas de todo o Brasil na maior mobilização em resposta aos ataques do governo Bolsonaro. ⠀ Esse ano, a Pandemia do COVID-19 nos impede de sair de casa, mas não diminui a força dos estudantes brasileiros. Se em 2019, fomos milhares contra os cortes na educação, em 2020 já somos gigantes contra a injustiça de manter a data do Enem diante da crise em que vivemos. ⠀ Nas redes, de Norte a Sul desse país, não tem um dia que ficamos calados. Pra cada absurdo deste governo que se mostra incapaz de conduzir o Brasil, são milhares de vozes que se levantam! Não deixaremos que ninguém fique pra trás nesse momento. Por isso #AdiaEnem tem sido mais que uma tag. ⠀ #AdiaEnem é o apelo de cada estudante, jovem ou adulto que entende a importância dessa prova como a maior porta de entrada para o ensino superior no Brasil. #AdiaEnem é por todas as famílias que ainda sentem na pele, diariamente, a desigualdade. É também por toda a nossa população, porque pintar a universidade de povo é o que garante um futuro de esperança para o nosso país. ⠀ Dia 15, seremos guiados pelos sonhos presentes nas casas de toda família brasileira no Dia Nacional de Pelo Adiamento do Enem. E essa será mais uma página única da nossa história! ⠀ #AdiaEnem #15M

A post shared by União Nacional dos Estudantes (@uneoficial) on

Confira o cronograma atual do Enem 2020

  • Inscrições: 11 a 22 de maio
  • Pagamento da taxa de inscrição: 11 a 28 de maio
  • Solicitação de atendimento especializado do Enem impresso: 11 a 22 de maio
  • Solicitação para tratamento pelo nome social: 25 de maio a 1 de junho
  • Divulgação do Cartão de Confirmação da Inscrição: em outubro, data a definir
  • Provas presenciais: 1 e 8 de novembro
  • Gabarito e divulgação dos cadernos de questões: 11 de novembro
  • Provas Enem digital: 22 e 29 de novembro
  • Divulgação do gabarito do Enem digital: 2 de dezembro
  • Resultado individual: janeiro de 2021