Cineclube Afro Sembene e Cojira realizam sessão especial na PUC

Nosso encontro mensal com o cinema africano

Por: Catraca Livre

Cineclube Afro Sembene – Fórum África e Cojira convidam para sessão especial de Dia Internacional da Mulher e Dia Internacional Pela Eliminação da Discriminação Racial, no dia 21 de março, às 19h, na PUC Campus Consolação. Serão exibidos os filmes “Basta (Barakat)”e “Vidas de Carolina” seguida de roda de conversa sobre: violências, resistências, superações. A entrada é Catraca Livre porém pede-se doações que serão revertidas para Arsenal Esperança/Missão Paz.

divulgação
Cena de “Basta (Barakat)” um dos filmes do Cineclube Afro Sembene

O mês de março começa e termina com duas datas que não podem nem devem passar sem ações afirmativas e reflexivas. E porque não dizer, complementares por suas proximidades e semelhanças: Dia Internacional da Mulher e Dia Internacional Pela Eliminação da Discriminação Racial. Desse modo, 8 e 21 são circulares. E ambos, em vez de ser dia, deveriam serem tratados como mês ou todo dia. Basta olharmos para o nosso lado, para o bairro onde moramos, para o local onde trabalhamos, estudamos, oramos, para o país em que vivemos, para o mundo onde estamos. De forma direta ou indireta, mesmo fechado por quatro paredes, ninguém está ileso ou isento. Nossa parte carece ser feita com o que tivermos em mãos. E o cinema é uma janela, em forma de tela, por onde nossas vidas passam com suas luzes, sombras, ângulos, perspectivas.

Neste sentido, o Cineclube Afro Sembene e o Fórum África e a Cojira, realizarão uma sessão especial, em dose dupla, com dois filmes emblemáticos, um longa da Argélia e um curta do Brasil. Djamila e Jéssica tem em seus filmes muito em comum. Ambas produziram filmes sobre mulheres. Mas não são filmes somente para mulheres. E quem vier conferir vai saber e se ver no que elas tratam e retratam com beleza, maestria, sensibilidade.

A sessão dose dupla do Cineclube Afro Sembene visa contemplar não somente o cinema, diretor e produtor africano ou da diáspora negra, como também o nacional relacionado à temática afrodescendente, direta ou indiretamente, a exemplo de shows internacionais no Brasil que são abertos por bandas ou artistas locais e é realizada sempre no terceiro sábado mensal. Informa Oubí Inaê Kibuko, um dos coordenadores de programação do Cineclube Afro Sembene.

Nesta sessão especial pelo Dia Internacional da Mulher e no Dia Internacional Pela Eliminação da Discriminação Racial, sob o tema: Violências, Resistências, Superações. O Cineclube Afro Sembene visa dar continuidade ao propósito de reunir gerações quase distintas para troca de impressões com o público, em forma de roda de conversa sobre ambos os filmes, cinema, africanidades e movimentos negros ou negros em movimento no cinema da África e Diáspora. O Cineclube Afro Sembene é um projeto da associação Fórum África, de caráter social, cultural e pedagógico, sem fins lucrativos.

Mais informações pelo site, e-mail cineafrosembene@gmail.com  ou no telefone: (11)99750-1542

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.