Com mudanças e polêmica, edital do Enem é divulgado nesta segunda

Exame será realizado nos dias 3 e 10 de novembro e taxa de inscrição custará R$ 85

Por: Redação | Comunicar erro

Foi divulgado nesta segunda-feira, 25, o edital 2019 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), no portal do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

O exame, realizado nos dias 3 e 10 de novembro, será composto por quatro provas com 45 questões objetivas e uma redação de até 30 linhas.

As inscrições podem ser feitas de 6 a 17 de maio, por R$ 85, e o pagamento pode ser feito em agências bancárias, casas lotéricas ou nos Correios.

Isenção 

Válido para pessoas com renda familiar de até meio salário mínimo ou renda familiar de até três salários mínimos, e estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública, a isenção pode ser solicitada entre 1º e 10 de abril.

Novidades e polêmicas

Outra novidade acontece também no sistema de inscrição, com possibilidade de inclusão de foto. Além disso, haverá  espaço para rascunho da redação, cálculos no caderno de questões e revista de todos os lanches no dia da aplicação da prova.

Ainda no processo de inscrição, candidatos surdo, deficientes auditivos e surdocegos poderão indicar uso de aparelho auditivo ou de implante coclear.​

Sisu e Fies 

Com a nota obtida nas provas,  os estudantes poderão utilizar o resultado em instituições públicas de ensino superior, por meio do Sisu. Ou ainda recorrer ao FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), que, por meio do financiamento, garante o ingresso a universidades particulares.

Avaliação ideológica 

Neste ano, o Inep contará com uma comissão que será responsável pela avaliação ideológica das questões da prova.  Formada na última quarta-feira, 20, a comissão terá dez dias para a conclusão dos trabalhos.

A iniciativa foi a primeira medida oficial adotada pelo atual governo, que visa, segundo eles, evitar supostas “ideologia de gênero” na abordagem das questões.

1 / 8
1
04:47
Entenda como o fogo na Amazônia virou uma crise internacional
O fogo que consome a Amazônia, maior floresta tropical do mundo, já representa 52,5% de todas as queimadas registradas no …
2
02:58
Como se prevenir de doenças
Você sabe o que são as doenças crônicas não transmissíveis? Hoje, a Dra. Aline Oliveira, médica de família, fala sobre ações …
3
03:13
Kinoplex: o cinema sem defeitos em São Paulo!
Quem disse que cinema de shopping é tudo igual? São Paulo acaba de ganhar um espaço exclusivo, com seis salas …
4
08:59
Vinicius Poit defende Salles como ministro do Meio Ambiente
O deputado federal Vinicius Poit (NOVO-SP) defendeu a permanência de Ricardo Salles como ministro do Meio Ambiente no Governo Bolsonaro. …
5
02:28
Quais são os sintomas que são gerados pelo estresse?
Com a correria do dia-a-dia somos facilmente pegos pelo estresse. E o nosso corpo indica sinais de que estamos fisicamente …
6
03:52
Surge o BolsoLula: os mesmos vícios da velha política brasileira
No vídeo, o jornalista Gilberto Dimenstein explica o conceito da expressão 'BolsoLula' e analisa as consequências da interferência política exercida …
7
04:15
Como os Beatles mudaram minha vida: parte 1
Como seria o mundo sem a inovação e energia que a música ganhou pós-Beatles. Imaginou? E se as pessoas também …
8
03:02
Jair Bolsonaro é louco, ignorante ou irresponsável?
O presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento nesta quarta-feira, 21, apontando que ONGs poderiam estar por trás das queimadas na …