Publicidade

Informar

Como fazer com que as crianças tomem gosto pela matemática?

Por: Publi | Comunicar erro
...
Publicidade

Os estudantes sempre se questionam sobre a aplicação da matemática na vida diária, o que gera aquele “ranço” pela disciplina durante o aprendizado. Isso se deve a uma abordagem no ensino que não trata de conteúdos mais práticos e voltados à realidade.

Diante disso, o portal Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro), dá dicas de como incentivar o processo de descoberta e interesse pelo mundo dos números, desenvolvendo o pensamento lógico e aptidão na área de exatas.

Crédito: Getty Images/iStockphotoJogo da Velha estimula estratégia e lógica

Jogos de tabuleiro

Jogos tradicionais como Damas, Jogo da Velha e Xadrez, contribuem de forma significativa para o desenvolvimento de qualificações como estratégia e lógica. Atuam de forma efetiva no pensamento analítico, noção de tempo, concentração e paciência.

Também é preciso enfatizar a importância dos jogos de tabuleiro que permitem desbravar labirintos, descobrir tesouros escondidos, que ensinam às crianças conceitos como tamanho, geometria, sequência, noção de espaço e contagem.

Os conceitos são construídos de forma leve e divertida, o aprendizado é automático e se torna mais interessante.

Praticando esportes

Na prática de esportes existem muitas situações que envolvem as operações matemáticas. Tanto os individuais quanto os coletivos apresentam técnicas das áreas exatas, como a distribuição de pontos, cálculos geométricos, probabilidade e estatística.

Como um exemplo, pode-se citar o jogo de basquete, no qual o ato de arremessar a bola na cesta exige que a criança faça um cálculo mental da distância necessária, velocidade e força.

A natação também é uma modalidade esportiva que traz muitos aprendizados matemáticos. Para que o aluno faça 100 metros de nado na piscina, ele precisa ter conhecimento aritmético. Quantos 25 metros de exercício são necessários para cumprir o percurso? Também precisa fazer a conta de quantas vezes vai respirar a cada trecho.

Gostou das dicas? Confira mais no site Novos Alunos.

  • Leia também:

Compartilhe:

Publicidade
Publicidade

Você sabe o que é feminicídio?

O restaurante de comida havaiana do ex-masterchef Ravi

Conheça o lavandário de Cunha

ASMR: O fenômeno do "orgasmo mental"

Publicidade