Publicidade

Informar

Experiência para se apaixonar rapidamente pela música clássica

Em parceria com a Catraca, João Carlos Martins oferece aulas online, apresentações na rua, ingressos para concertos e para a peça "Concerto para João"

Por: Redação | Comunicar erro
...
Publicidade

Em parceria com o maestro João Carlos Martins, o ReciproCidade – o projeto social do Catraca Livre – lança uma experiência para facilitar o encantamento dos brasileiros com a música clássica.
É o projeto “Bach, Alegria dos Homens”. O nome é inspirado em uma das obras mais famosas do compositor alemão: “Jesus Alegria dos Homens”.
Antes de perder o movimento das duas mãos, ele era considerado um dos maiores intérpretes de Bach do mundo.
Usando como ponto de partida o dia da morte de Bach ( 28 de julho), vamos disparar uma série de ações gratuitas ou acessíveis em múltiplos canais: rua, palco de um teatro, salas de concertos e redes sociais.

Elenco da peça Concerto Para João

No dia 10 de agosto, estreia uma peça no Teatro FAAP sobre a vida no maestro, intitulada “Concerto para João”, escrita pelo premiado dramaturgo Sérgio Roveri. Catraca Livre vai oferecer ingressos gratuitos ou com expressivos descontos. Haverá duas sessões inteiramente gratuitas: uma delas, dia 8, com direito a conversa com os atores; outra, no dia 9, com uma palestra-concerto com João Carlos Martins.
Produzimos vídeos com a curadoria do maestro com uma seleção dos 10 mais belos trechos das composições de Bach, a serem disseminados pelas redes sociais. Em cada vídeo, o próprio maestro explica a escolha.
No dia próximo dia 22, com transmissão vivo, João Carlos Martins, acompanhado de uma orquestra de câmara, transforma esses 10 vídeos numa aula-concerto na rua, ao lado do Beco do Batman, na Vila Madalena.
No dia 28, morte de Bach, essa aula-palestra ocorre num local fechado: teatro da Biblioteca Mário de Andrade. Será também transmitida ao vivo pela internet, com explicação em tempo real aos internautas.
No dia 5 de agosto, o projeto volta para a rua: dessa vez, na avenida Paulista.
Os eventos na rua farão parte de uma oficina para que os atores da peça sintam e aprendam como a paixão de João Carlos Martins por Bach.
Para complementar a experiência, a aulas-palestra de João Carlos Martins entram no curso “Mestres da Criatividade”, com bolsas integrais para estudantes, professores inovadores e empreendedores sociais. Abaixo, um trecho do “Mestres da Caitividade”.

A experiência também inclui a mobilização para que a violonista Nathalia Oliveira, moradora da Zona Leste, não perca a vaga que ganhou, depois de uma disputa internacional, em uma das melhores escolas de música – a Morzatheum, na Áustria. Você vê Nathalia nessa vídeo abaixo.

Compartilhe:

Publicidade
Publicidade

Museu de Anatomia Humana da USP exibe peças que ensina como o seu corpo funciona

Cereja Flor: O lugar das taças de sorvetes gigantes em São Paulo

Fondue taiwanês é a próxima delícia que você tem de provar

Médica tira dúvidas sobre anticoncepcional

Refugiados se tornaram microempreendedores em um lava-rápido em São Paulo

Publicidade