Concorrência em processo de trainee supera vestibular

por Camila Mendonça, da Folha.com

Por: Redação

Clique aqui e conheça a Cia de Talentos

Passar no vestibular é um dos primeiros passos para iniciar a carreira. E um dos mais difíceis. Contudo, os programas de trainee vêm superando em nível de exigência e em concorrência os processos seletivos de grandes universidades, dizem especialistas consultados pela Folha.

A empresa de recrutamento Cia de Talentos, que faz a seleção de recém-formados para 52 companhias, projeta aumento de 26% no número de inscritos em 2011, em comparação com o ano passado.

O número de candidatos por vaga deve chegar a 464. No vestibular de 2011 da USP (Universidade de São Paulo), 49,3 candidatos competiam por uma vaga em medicina, curso mais concorrido.

“Com o crescimento das organizações, é preciso implementar o programa para suprir a demanda [futura] de profissionais no mercado”, explica Sandra Cabral, gerente da Cia de Talentos.

O resultado do investimento, assinala, reverte-se em aumento do interesse de jovens recém-formados.

“Poucas provas são tão difíceis como as dos processos de trainee”, avalia Monna Cleide Santos, 23. Formada em engenharia de computação em 2010, a jovem não passou em 11 das 15 seleções para as quais se inscreveu nos últimos quatro meses.

Os testes de raciocínio lógico são tidos por ela como os principais entraves. “Os processos estão mais difíceis, e as empresas, criteriosas.”

Julia Bothrel, 25, trainee da Whirlpool, diz que a concorrência é positiva porque a encoraja a “ser melhor”.

Leia matéria na íntegra, clique aqui.