PE: atividade no quintal da escola aproxima crianças da natureza

A partir de uma brincadeira das crianças da Escola Municipal 19 de Setembro, localizada na cidade de Olinda (PE), que pegaram palhas de coco, cortadas do coqueiro do quintal, para brincar, nasceu a percepção da direção da escola em relação á importância de ocupar o quintal como um ambiente para práticas pedagógicas ao ar livre.

“O quintal talvez fosse o único espaço mais amplo que essas crianças possuíam para poder desfrutar de forma criativa, mais livremente”,afirma educadora.
“O quintal talvez fosse o único espaço mais amplo que essas crianças possuíam para poder desfrutar de forma criativa, mais livremente”,afirma educadora.

“A nossa escola fica localizada numa comunidade onde não existem praças e parques próximos. E para chegar às escolas, a maioria precisa descer o morro. Então, nós começamos a perceber, quando vivenciamos o eixo Assim se Explora o Mundo, que o quintal talvez fosse o único espaço mais amplo que essas crianças possuíam para poder desfrutar de forma criativa, mais livremente. Um pneu ora é um banco, um carro, ou um castelo. Cabe a nós, enquanto educadoras/es, proporcionarmos essa liberdade de criação.”, disse a professora da instituição Cely Bastos.

O eixo Assim se explora o mundo  compõe a formação continuada de profissionais da Educação Infantil do projeto Paralapracá, cujo foco é educação integral na primeira infância.

Leia também: 

Com informações de Mapa da Infância brasileira.