Exposição retrata a realidade de gestores de escolas públicas

“Olhares para Educação Pública” reúne nomes como Elisa Lucinda, Leonardo Sakamoto e fotos de Eder Chiodetto

Para discutir a realidade das escolas públicas do Brasil e o papel da educação na sociedade que queremos construir, o ciclo de debates “Olhares para Educação Pública” traz nomes de profissionais renomados de 14 de maio a 04 de junho no MIS (Museu da Imagem e do Som).

As mesas serão compostas por personalidades como o arquiteto Paulo Mendes da Rocha, a escritora Ana Maria Gonçalves, a poeta Elisa Lucinda, o escritor indígena Daniel Munduruku, o jornalista Leonardo Sakamoto, além de diretores de escolas públicas. A mediação é por conta das jornalistas Flávia Oliveira e Luciana Barreto.

Além dos debates, a exposição fotográfica “Ser Diretor” também fica em cartaz com 40 imagens clicadas pelo fotógrafo e jornalista Eder Chiodetto. Ele retratou a realidade de gestores de 30 escolas públicas espalhadas pelo Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Goiás Pará e Espírito Santo. Tudo com o apoio do programa Jovem de Futuro, do Instituto Unibanco, que tem como principal foco melhorar a aprendizagem dos estudantes e buscar a sua permanência na escola por meio do aprimoramento contínuo da gestão pública. As fotos também podem ser conferidas em publicação disponível para download gratuito.

Programe-se:

  • DIA 14/05, ÀS 19H

Debate com:

Rosângela Nascimento da Silva – gestor escolar em Fortaleza (CE)

Weberson de Oliveira Moraes – gestor escolar em Goiânia (GO)

Ramon Sant’Ana Barcellos – gestor escolar em  Serra (ES)

Edna de Araújo Cunha – gestor escolar em Natal (RN)

Alberto Machado Vieira – gestor escolar em Teresina (PI)

Eder Chiodetto Eder Chiodetto – Autor do projeto Ser Diretor, é mestre em Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Atuou como repórter-fotográfico (1991-1995), editor (1995-2004) e crítico de fotografia (1996-2010) no jornal Folha de São Paulo. Hoje, reúne as funções de jornalista, professor, curador e pesquisador de fotografia.

Quanto: Gratuito

  • DIA 21/05, ÀS 19H

Debate com:

Ana Maria Gonçalves – Nasceu em Ibiá (MG), em 1970. Trabalhou com Publicidade até 2001, quando escreveu “Ao lado e à margem do que sentes por mim” e “Um defeito de cor” (Editora Record), vencedor do Prêmio Casa de las Américas (Cuba, 2007). Seus livros já foram publicados em Portugal, Itália e nos EUA, onde ministrou cursos e palestras sobre relações raciais. Fez residência em universidades como Tulane, Stanford e Middlebury. Atualmente, também escreve para teatro, cinema e televisão.

Leonardo Sakamoto – Jornalista e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Professor de Jornalismo na PUC-SP, é diretor da ONG Repórter Brasil, conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão e colunista do portal UOL.

Sonia Guajajara – Nasceu no Maranhão, na terra indígena de Araribóia, no povo Guajajara. Formada em Letras e em Enfermagem, é especialista em Educação Especial. Está à frente da Coordenadoria Executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e é uma das mais importantes lideranças indígenas e ambientais do país. Foi candidata a Vice-Presidência da República em 2018.

Quanto: Gratuito

  • DIA 28/05, ÀS 18H

Debate com:

Christian Dunker – Psicanalista formado pela Universidade de São Paulo, onde também obteve seus títulos de mestrado e doutorado, possui pós-doutorado pela Manchester Metropolitan University. Atualmente é professor Livre Docente do Instituto de Psicologia da USP. Escreveu “Mal-estar, sofrimento e sintoma: Uma psicopatologia do Brasil entre muros”, vencedor do prêmio Jabuti na categoria de melhor livro em Psicologia e Psicanálise em 2012.

Daniel Munduruku – Escritor indígena, autor de 52 livros para crianças, jovens e educadores. Graduado em Filosofia, tem licenciatura em História e Psicologia. É Doutor em Educação pela USP e pós-doutor em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos. Diretor presidente do Instituto UKA – Casa dos Saberes Ancestrais.

Elisa Lucinda – Poeta, escritora, jornalista, cantora e atriz de teatro, cinema e TV, nasceu em Vitória (ES) e vive no Rio de Janeiro (RJ). Já publicou 16 livros, dentre os quais “A Menina Transparente”, que recebeu o selo Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

Quanto: Gratuito

  • DIA 04/06, ÀS 19H

Debate com:

Ferréz – É escritor, roteirista, documentarista e ativista cultural, além de cantor e compositor. Foi colunista da revista Caros Amigos e conselheiro editorial do Le Monde Diplomatique Brasil. Nasceu em São Paulo e consagrou-se no universo literário com “Capão Pecado”. É fundador do 1DaSul, grupo que promove eventos e ações culturais ligados ao movimento hip-hop na região do Capão Redondo, na Zona Sul de São Paulo.

Paulo Mendes da Rocha – Arquiteto, foi professor na FAU/USP a partir de 1959 e recebeu o título de Professor Emérito em 2010. Ganhou em 2006 o “Pritzker Architecture Prize, em 2016 o “Prêmio Leão de Ouro” em Veneza e o “Praemium Imperiale” no Japão e em 2017 o “Royal Gold Medal (Riba)” em Londres. Sua obra está publicada em diversas revistas e livros nacionais e internacionais e consta dos acervos do MoMa, emNova York e Beaubourg, emParis.

Rosana Paulino – Artista visual, pesquisadora e educadora, doutora em artes visuais pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, é especialista em gravura pela London Print Studio. Vem se destacando pela sua produção artística ligadas a questões sociais, étnicas e de gênero. Seus trabalhos têm como foco principal a posição da mulher negra na sociedade brasileira e os diversos tipos de violências sofridos por esta população.

Quanto: Gratuito

EXPOSIÇÃO “SER DIRETOR – UMA VIAGEM POR 30 ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS”

Visitação: terça-feira a sábado, das 10h às 20h; domingo, das 09h às 18h

Quando: até 23 de Junho

Quanto: Gratuito

Onde: MIS – Museu da Imagem e do Som

Endereço: Av. Europa, 158 – Jardim Europa, São Paulo/SP