Últimas notícias:

Loading...

É possível entrar na faculdade sem Enem

Eram esperados mais de 5,5 milhões de candidatos, mas apenas 2.470.396 compareceram às provas

Por: Redação
Ouça este conteúdo

Durante a última década, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se transformou na principal porta de entrada para as universidades, com relevância para instituições públicas, privadas e estrangeiras. O último Enem, no entanto, teve recorde de abstenção (55,3%), deixando muitos estudantes sem essa forma popular de ingresso ao ensino superior.

No Enem Digital, aproximadamente 70% dos inscritos faltaram às provas. O Fies também amargou forte queda, preenchendo apenas 53% das vagas disponíveis.

Crédito: Divulgação/Prefeitura de Várzea PaulistaÉ possível entrar na faculdade sem Enem

Assim, o vestibular tradicional –que também viu aumentar o índice de abstenção neste ano– é a opção mais imediata. Há faculdades particulares que, sabendo do panorama gerado pela crise do coronavírus, facilitam a processo seletivo aos interessados nas vagas.

Algumas instituições podem aceitar a nota do último Enem prestado para avaliar o conhecimento do ingressante (e ainda conseguir bolsa) ou recorrem a vestibulares on-line.

Crédito: Pexels/PixabayEram esperados mais de 5,5 milhões de candidatos, mas apenas 2.470.396 compareceram às provas

Em decorrência à pandemia, cursos de graduação EaD são atrativos pelo valor e pela segurança. Mesmo porque, com o aumento dos casos de infectados com a covid-19, muitos programas podem migrar –ainda que temporariamente– ao ensino remoto de qualquer maneira.

Não ter realizado o Enem, portanto, não será desculpa para ficar sem estudar em 2021.