Em escola de SC, crianças de até 10 anos sabatinam políticos

Em ano eleitoral, começar uma conversa sobre seus direitos como cidadãs é uma boa forma de iniciar os pequenos na participação política. Com esse pensamento, o Colégio Marista de Criciúma, em Santa Catarina, criou uma ação entre os candidatos e os alunos. Na última quarta-feira, 21, a escola recebeu os políticos para uma conversa com a assembleia estudantil da educação infantil e 1º ano do Ensino Fundamental.

Durante todo o dia, crianças com idades entre dois e dez anos, apresentaram aos candidatos perguntas sobre pautas diversas, como saúde, educação e cultura, e o resultado da conversa surpreende pelo teor de engajamento dos alunos. Valores como empatia aparecem em questões sobre a situação dos hospitais públicos ou na percepção de desigualdade social latente na sociedade. Em uma das perguntas apresentadas, uma das crianças demonstra humanidade e consciência de classe: “sabemos que nem todas as crianças podem estudar em uma escola como a nossa”.

Participação social na infância

Para a coordenadora psicopedagógica do Colégio, Claudia Kochhann, o principal ganho de trazer a criança para a discussão política é estimular o protagonismo infantil nos ambientes em que ela convive e pode interferir, como escola e família. “Na nossa concepção de infância, a criança, desde pequena, é capaz de produzir ideias de questionar a realidade que a cerca e a mudar o espaço em que está inserida”, explica.

Os alunos também fizeram perguntas relacionadas a propostas que contemplem as demandas da infância, como a criação e manutenção de espaços de lazer e o direito ao brincar na cidade. Exemplo disso é essa pergunta, criada pelas crianças do Ensino Fundamental. “O que as crianças mais gostam de fazer é brincar. Jogar futebol, correr, brincar nas pracinhas. Como garantir que todas as crianças tenham espaços bem bonitos para brincar?”.

Abaixo, reunimos cinco perguntas apresentadas pelas crianças, divididas por assuntos.

Saúde

“Ficamos sabendo que tem muitos pais que não tem dinheiro para pagar um médico, quanto mais um hospital quando seu filho fica doente. Como o Senhor pretende resolver esse problema na nossa cidade?”

*Pergunta elaborada pela turma do Infantil 1

Educação

“Aprendemos que todas as crianças têm direito à educação. Mas sabemos também que nem todas as crianças têm uma escola igual a essa para estudar. Nós queríamos que todas tivessem! O que o Senhor fará para nos ajudar a dar uma escola boa para todas as crianças da nossa cidade?”

*Pergunta elaborada pela turma do Infantil 4

Segurança

“Nossos pais vivem nos falando que é perigoso andar nas ruas. Às vezes ouvimos na televisão que pessoas foram assaltadas e ficamos com medo! O que o senhor irá fazer para que todas as pessoas possam andar sem medo nas ruas?”

*Pergunta elaborada pelo Infantil 3

Moradia

“Um dos direitos das crianças é ter uma casa para morar! Mas esse direito não está sendo respeitado, pois sabemos que muitas crianças moram nas ruas, em casas sem condições das crianças terem uma infância feliz! Se for eleito o que o senhor irá fazer para ajudar essas crianças!”

*Pergunta elaborada pela turma do Ensino Fundamental

Cultura

As crianças gostam de ir ao cinema, teatro, shows. Os adultos dizem que isso é cultura. Então, para ficarmos cada vez mais inteligentes, precisamos de muita cultura! Nossos pais falam que é preciso ter dinheiro para fazer esses programas legais. O que o Senhor pretende fazer para que TODAS as crianças tenham acesso a esses programas que achamos tão legais?

*Pergunta elaborada pela turma do Infantil 4

[tab:END]

Compartilhe:

1 / 8
1
30s
Onde ou Aonde?
Responda rápido: "Onde você quer ir jantar?" ou "Aonde você quer ir jantar?". Qual a resposta correta.
2
34s
Use “anexo” corretamente
Na hora de enviar um e-mail corporativo, você sabe como escrevê-lo corretamente?
3
34s
Senão ou se não?
Aprenda quando usar o "senão" ou "se não".
4
33s
Presente do Subjuntivo
Aprenda a usar corretamente o Presente do Subjuntivo.
5
02:13
O estilista que ensina de crochê em penitenciária masculina
O projeto Ponto Firme, criado pelo estilista Gustavo Silvestre, tem como objetivo transformar a vida de detentos de uma penitenciária …
6
01:47
Como se apaixonar por Bach – Lição 10
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.
7
01:48
Como se apaixonar por Bach – Lição 9
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.
8
01:30
Como se apaixonar por Bach – Lição 8
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.