Publicidade

Informar

Encceja 2018: inscrições estão abertas e seguem até 27 de abril

Por: Redação | Comunicar erro
...
Publicidade
Crédito: Getty ImagesInscrições do Enceja começam nesta segunda-feira, 16

As inscrições para o Encceja Nacional (Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos) já estão abertas e seguem até o dia 27 de abril. Entre 30 de abril e 4 de maio serão recebidas as solicitações para atendimento por nome social. De acordo com o MEC (Ministério da Educação), as provas acontecem em 5 de agosto.

O exame dá certificação de conclusão do ensino fundamental e médio para jovens e adultos que não puderam se formar no tempo regular.

Para se inscrever, clique aqui.

Página de inscrição do Encceja

A novidade nesta edição é que o candidato terá de justificar ausência. No ano passado, 1,5 milhão de pessoas no Brasil e no exterior se inscreveram no Encceja, mas a taxa de ausência foi de 60%.

O Encceja continuará sendo gratuito, mas o participante que não comparecer à aplicação das provas e não justificar sua ausência deverá ressarcir ao Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) o custo gasto com ele, acrescido da correção do IPCA, caso queira fazer o exame novamente. O valor médio de custo da prova foi de R$ 45 por candidato na edição passada.

Confira o calendário:

O Encceja Nacional terá provas em 5 de agosto. Já o Encceja Exterior em 16 de setembro.

Os exames direcionados a adultos submetidos a penas privativas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas que incluam privação de liberdade (PPL) serão realizadas em setembro de 2018. O Encceja Exterior PPL terá as provas aplicadas entre 17 e 21, e o Encceja Nacional PPL será realizado em 18 e 19 de setembro.

A divulgação dos resultados está prevista para o último trimestre de 2018.

  • Leia também:

Compartilhe:

Publicidade
Publicidade

Museu de Anatomia Humana da USP exibe peças que ensina como o seu corpo funciona

Cereja Flor: O lugar das taças de sorvetes gigantes em São Paulo

Fondue taiwanês é a próxima delícia que você tem de provar

Médica tira dúvidas sobre anticoncepcional

Refugiados se tornaram microempreendedores em um lava-rápido em São Paulo

Publicidade