Enem: 8 dicas para otimizar seu desempenho na reta final

Veja o que fazer para se preparar e gabaritar na prova

Por: Redação

Preparado para o Enem? Quando o Exame Nacional do Ensino Médio está próximo, muitos estudantes aproveitam os últimos dias para estudar um pouquinho mais, tirar dúvidas ou revisar algum conteúdo. Na reta final, algumas dicas podem te ajudar a otimizar seu tempo para que você gabarite na prova. A rede de ensino profissionalizante CEBRAC (Centro Brasileiro de Cursos) que realizou cursos gratuitos preparatórios para o Enem em todo o Brasil, dá algumas dicas para você seguir à risca nos próximos dias. Confira:

1) Nem pense em ficar sem dormir para estudar

Ter boas noites de sono é fundamental para que você consiga assimilar todo o conteúdo aprendido. Além disso, facilita a manter a concentração. Então, na reta final da prova, não deixe de dormir para estudar, pois isso afetará de forma negativa seu desempenho na prova.

2) Trabalhe seus pontos fracos

Você é bom em português e redação, mas tem dificuldades em matemática? Então, nesses últimos dias, foque os estudos na matéria e nos assuntos que você tem mais dificuldade.

3) Faça simulados com tempo cronometrado 

Você passa muito tempo numa questão difícil, depois chuta as respostas das questões que não conseguiu analisar? Se a resposta for sim, atenção: você precisa trabalhar urgente isso. O complexo sistema de avaliação do Enem consegue identificar os chutes. Então, para que você consiga ter tempo de analisar e responder todas as questões, o que você pode fazer agora na reta final é responder simulados cronometrando o tempo. Assim você ficará ligado para não passar muito tempo nas questões difíceis, deixando outras de lado.

4) Coloque seu corpo em movimento

A atividade física estimula a produção de hormônios responsáveis pela sensação de prazer. Por isso é ótima para aliviar o estresse e a tensão antes da prova. Entenda que atividade física não é somente você ir para uma academia. Dance, corra no parque, caminhe com seu cachorro, suba escadas, pedale, ande de skate, pratique yoga. Enfim, coloque seu corpo em movimento.

Crédito: IStockComeçou a contagem regressiva para o Enem: faltam menos de 10 dias

5) Retome os resumos 

Se ao longo do ano você fez resumos das matérias que estudou, é hora de relembrar os principais. Foque principalmente nas matérias que você tem mais dificuldade.

6) Treine redação

A redação do Enem vale de zero a mil pontos. Quer dizer, ter um bom desempenho é fundamental para você tirar uma nota alta. Por isso, nesses últimos dias, vale você focar na redação. No Enem é pedida uma redação no formato dissertativo-argumentativo que deve ser dividida em 3 partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Tudo isso em no máximo 30 linhas. Para se dar bem, é necessário expor argumentos sobre o tema e desenvolver uma conclusão que solucione o problema apresentado. Uma dica: escreva e releia as redações algumas vezes para checar se está cumprindo esse formato.

7) Planeje o dia da prova

O cartão de confirmação foi disponibilizado na semana passada. Para acessá-lo, é necessário digitar o CPF e a senha cadastrada na inscrição na página do participante. Nele, constam informações como o local e os horários das provas. Com base nessa informação, veja qual o melhor meio de transporte para chegar até o local, calculando um tempo a mais para eventuais contratempos.

8) Veja antecipadamente o que você precisa levar 

Não deixe para separar as coisas na hora de sair de casa. Um dia antes, separe seu documento de identificação original, a caneta esferográfica de tinta preta com tubo transparente e algo para comer. Calculadoras e quaisquer dispositivos não podem ser usados durante a prova. É recomendável levar o cartão confirmação. Saiba mais aqui.

1
48:28
ENEM! Aulão de história na Catraca
Em ritmo de Enem, a Catraca Live, em parceria com a SAS plataforma de Educação, realizou uma série de Lives …
2
59:42
ENEM! Aulão de português na Catraca
Em ritmo de Enem, a Catraca Live, em parceria com a SAS plataforma de Educação, realizou uma série de Lives …
3
47:47
ENEM! Aulão de matemática na Catraca
Em ritmo de Enem, a Catraca Live, em parceria com a SAS plataforma de Educação, realizou uma série de Lives …
4
04:21
Weintraub usa o MEC para tentar tirar verbete da Wikipédia do ar
Uma matéria publicada pelo jornal Folha de S. Paulo mostra que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, usou o peso …
5
01:46
Os erros de português mais absurdos do governo Bolsonaro
A língua portuguesa não é bem o forte da gestão Bolsonaro. Vários nomes importantes do governo já escorregaram no idioma …
6
02:13
O estilista que ensina de crochê em penitenciária masculina
O projeto Ponto Firme, criado pelo estilista Gustavo Silvestre, tem como objetivo transformar a vida de detentos de uma penitenciária …
7
03:24
1ª diretora trans de uma escola pública em São Paulo
Paula Beatriz de Souza é a 1ª diretora trans de uma escola pública em Sã Paulo. Ela superou preconceitos para …
8
33s
Maior Sarau do Mundo – Keila
Participe você também do projeto do Catraca Livre que quer montar o maior sarau virtual do mundo. Clique aqui e …