Enem: prova de hoje teve aplausos, brigadeiros e abraços grátis

O Exame Nacional do Ensino Médio teve hoje sua segunda e última prova com a aplicação das disciplinas de Matemática e de Ciências da Natureza, que englobam Biologia, Física e Química. Ao todo 10.718 locais sediaram o exame este domingo (11) em 1.725 municípios brasileiros.

Pontualmente, às 13h (horário de Brasília) os portões de todos esses estabelecimentos foram fechados. Isto porque os alunos deveriam estar nas salas para os procedimentos de segurança. Esta segunda prova terminará às 18h30, ou seja, teve 30 minutos de acréscimo para que os estudantes pudessem responder todas as questões. O caderno porém poderá ser levado somente a partir das 18h.

Segundo informações do Estadão aplausos marcaram a entrada de um aluno que estava atrasado. Apressando o passo em meio aos gritos das pessoas que estavam na calçada e diziam “Corre! Corre!”, ele pegou uma caneta oferecida por um desconhecido e atravessou a porta que fechou pontualmente, às 13h. Todos que estavam do lado de fora dos portões aplaudiram.

Em São Paulo, na Unip da Rua Vergueiro, cartazes de “abraços grátis” eram erguidos por vestibulandos que os ofereciam aos estudantes como uma maneira de ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade antes do exame.

Abraços grátis são oferecidos na porta do Enem
Créditos: Gabriela Bilo/Estadão
Abraços grátis são oferecidos na porta do Enem

Em São Carlos, interior de São Paulo, de acordo com informações do G1 que foi prestar o Enem viu um cartaz dizendo: “pegue seu brigadeiro da sorte”. A iniciativa foi dos alunos da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) que pegaram carona e fizeram uma vaquinha para poder oferecer os brigadeiros aos estudantes. Já na porta da UFSCar, canetas foram distribuídas pelo grupo Aliança Bíblica Universitária (ABU) que fez também até orações com os estudantes.

No próximo dia 14 de novembro será realizada a publicação dos Gabaritos e dos Cadernos de Questões. Já os resultados individuais serão divulgados somente a partir do dia 18 de janeiro de 2019.