Últimas notícias:

Loading...

Enem: tire suas dúvidas sobre as provas e prepare-se

Exame também funciona como um certificado de conclusão do Ensino Médio para estudantes maiores de 18 anos

Por: SEB (Sistema Educacional Brasileiro)
Ouça este conteúdo

Além de ser usado como processo de seleção para entrar em uma instituição de Ensino Superior, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também serve para conseguir bolsas de estudos em diversas faculdades particulares, obter benefícios do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), se candidatar no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) e participar do programa Ciência sem Fronteiras.

Crédito: Pexels/Startup Stock PhotosEnem: tire suas dúvidas sobre as provas e prepare-se

Por esses motivos, o Enem é tão relevante para os estudantes egressos do Ensino Médio. Junto à responsabilidade, as dúvidas chegam aos montes.

Pensando nisso, o blog Novos Alunos, do Grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro), listou as questões mais frequentes e dicas de como enfrentá-las. Veja:

Como se preparar para o Enem?

Essa é uma das perguntas que mais aflige os estudantes. Afinal, para conseguir uma boa nota no Enem, é preciso estudar bastante! Além de ter que se preocupar com a prova em si, parte dos inscritos ainda está matriculada no colégio e, portanto, deve dividir a atenção com os deveres escolares.

Enem
Crédito: IStock/Gabriel RamosJunto à responsabilidade, as dúvidas chegam aos montes

Mas esse desafio pode se transformar em um trunfo, sabia? Aproveitar as aulas para tirar dúvidas, fazer resumos e definir um cronograma de estudos a fim de evitar se perder entre os diversos temas cobrados é uma ótima pedida!

Além do mais, manter-se bem informado é outra dica que você deve adotar o quanto antes. É preciso ler reportagens, ouvir noticiários no rádio, assistir a programas educativos e discutir ideias com os amigos para manter os conhecimentos gerais fresquinhos na hora da prova.

Outra ideia envolve os tão famosos podcasts, que podem ser consumidos enquanto estiver a caminho da escola, por exemplo. Você consegue, inclusive, tornar essa atividade um hábito da família. Assim, todos estarão atualizados com as notícias do Brasil e do mundo, o que rende boas conversas e debates. Já pensou?

Quais objetos são proibidos?

A regra é clara: o participante do Enem não pode usar bonés, chapéus, óculos escuros, fones de ouvido, gorros e similares. Também é proibido o uso de lápis, lapiseiras, borrachas, livros, manuais e anotações. Obviamente, qualquer tipo de arma também é vedado, mesmo com documento de porte.

Aparelhos eletrônicos e celulares também devem permanecer desligados e guardados no devido porta-objetos fornecido pela organização. O recipiente será lacrado e só poderá ser aberto quando deixar o local.

Quais atitudes podem eliminar o participante?

O candidato deve evitar condutas impensadas para não colocar tudo a perder. É importante prestar bastante atenção desde a inscrição, pois informações erradas podem impedir você de fazer a prova. E aqui também vale a regra do bom senso.

Os aplicadores e demais colaboradores devem ser tratados com cortesia, uma vez que quem perturba ou cria desordem pode ser eliminado na hora. A comunicação com outra pessoa (seja verbalmente, por escrito ou por meio de equipamento eletrônico), leva à anulação da prova dos candidatos envolvidos.

Como é calculada a nota da prova?

A Teoria de Resposta ao Item (TRI) é utilizada como base para a realização dos cálculos das proficiências dos alunos — e é feito a partir das respostas marcadas nas provas objetivas (questões de múltipla escolha).

Você pode entender melhor a metodologia utilizada acessando o documento, que informa os critérios usados, no portal do Inep.

Como é calculada a nota da redação?

Crédito: IStock/BrianAJacksonDicas para se dar bem na redação do Enem

Já a nota da redação é calculada com base em diversos critérios. São alguns deles:

  • a correção é feita por dois corretores, de maneira totalmente independente;
  • são levadas em consideração cinco competências. Cada corretor deve atribuir uma nota que vai de 0 a 200 em cada uma delas;
  • a nota total é a soma das pontuações de cada competência (e isso vale para todos os corretores).

Vale lembrar que a nota da redação pode variar de 0 a 1.000 pontos. Você pode obter mais informações sobre o processo na Cartilha do Participante.

O que pode zerar a redação?

Especialmente no Enem, a redação é bem importante, tanto que os critérios de correção são rigorosos, abrangendo do conteúdo à estrutura do texto. Serão zeradas as redações que não forem escritas na folha correta, que tiverem menos de 8 linhas ou que contenham algo impróprio, como palavrões ou opiniões que desrespeitem os direitos humanos, por exemplo. Por isso, é fundamental que ler muito, praticar a escrita e desenvolver seu senso crítico ao longo de sua formação escolar.


Quer mais dicas para o Enem? Clique aqui e acesse o blog Novos Alunos.

Grupo SEB

Além do blog, que trata sobre assuntos como educação bilíngue, período integral, ensino médio, vestibulares e Enem, você pode acompanhar o conteúdo do SEB por meio da página no Facebook e no canal do Youtube.