Entenda o que é o ensino híbrido e seus benefícios

A principal vantagem do ensino híbrido é permitir que o estudante tenha flexibilidade de ambiente e horário para estudar

Por: Publi | Comunicar erro

Você já ouviu falar em ensino híbrido? Trata-se de um modelo de educação que integra e mescla o ensino online e o off-line (ou presencial). Além disso, o modelo deve ser encarado como um processo contínuo de ensino, e não duas formas separadas, distintas e totalmente diferentes.

O blog Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro), explica abaixo sobre o ensino híbrido e as vantagens dessa metodologia.

Crédito: iStock/mixettoModelo de educação que mescla o ensino online com o presencial

Flexibilidade do ambiente de aprendizado

A principal e mais notória vantagem do ensino híbrido é justamente permitir que o estudante tenha flexibilidade de ambiente e horário para estudar, mas também tenha o contato com seus colegas de sala e professores.

Quando estiver em sala (ensino presencial), o aluno deverá atender às estratégias educacionais propostas pelos seus professores. Ou seja, ele vivenciará a disciplina e o relacionamento interpessoal. Quando estiver em seu ambiente virtual, ele terá controle sobre os elementos que compõe a rotina de estudos convencional, como tempo, local e ritmo.

A grande vantagem do ambiente virtual é dar ao estudante a responsabilidade de cumprir tarefas com a autonomia de escolher e tomar suas próprias decisões acerca de alguns componentes dos estudos.

Capacidade para coordenador as tarefas

Em alguns momentos, o aluno pode escolher estudar no laboratório de informática, em seu quarto, na sala de sua casa, ou mesmo na biblioteca da escola. Para isso, utilizará instrumentos como o celular, o tablet ou o computador. Com isso, ele adquire maior capacidade de coordenar as tarefas do dia a dia e aprimorar a sua disciplina, tendo um rendimento superior.

Nos momentos de estudo presencial, realizados dentro da escola, o aluno se relacionará com os professores, bem como com seus colegas de sala. Os estudos podem ser desenvolvidos em grupo ou individualmente. O importante no ensino híbrido é entender que os dois momentos, online e off-line, se complementam, não sendo separados.

E o papel do professor e do aluno?

Os educadores precisam pensar a correta organização da sala de aula. A simples utilização da organização tradicional não é recomendada e sequer efetiva. Além disso, eles devem elaborar um plano pedagógico totalmente voltados para o ensino híbrido, o que é essencial para garantir a plena utilização de todos os recursos possíveis.

Existem diversas estratégias que os professores aplicam, como a Flipped Classroom, em que os estudantes recebem os conteúdos da aula antes mesmo do momento presencial em classe, iniciando o processo do aprendizado em casa, através de estudos e desafios estrategicamente propostos pelo professor.

Quer saber? Leia o artigo completo no site Novos Alunos.

1 / 8
1
04:12
Netflix: ‘The Family- Democracia Ameaçada’ revela grupo secreto
A minissérie "The Family: Democracia Ameaçada", que pode ser vista na Netflix, mostra questões que te farão pensar em uma …
2
02:29
Operação Lava Jato ignora repasse suspeito de Paulo Guedes
Uma reportagem publicada pelo jornal Folha de S. Paulo mostra que a Operação Lava Jato poupou o ministro da Economia, …
3
02:40
Partículas de queimadas são encontradas em água de chuva em SP
O fenômeno que atingiu São Paulo na última segunda-feira, 19, e transformou o dia em noite em diversas regiões do …
4
03:36
Nem os eleitores de Bolsonaro concordam com a indicação de Eduardo
Em meio às polêmicas que dão o tom nos primeiros oito meses do governo Bolsonaro, uma pesquisa recente mostra que …
5
02:07
Catraca Livre e MBL promovem debate sobre a política nacional
Para fortalecer a construção de um debate democrático, a Catraca Livre vai promover, nesta sexta-feira, dia 23, às 12h30, um …
6
05:46
Os melhores tipos de música que ajudam na gravidez
A partir do sexto mês de gestação, a criança já tem audição definida. Quais são os estímulos e efeitos que as …
7
03:26
Frota reconhece uso de ‘fake news’ na eleição de Bolsonaro
Na última edição do Roda Viva, da TV Cultura, o deputado federal Alexandre Frota (PSL) revelou que sabia sobre o …
8
04:24
Jatinhos: Bolsonaro ataca Huck, mas não fala nada de Hang
Após receber críticas de Luciano Hulk, o presidente Jair Bolsonaro resolveu mostrar o financiamento que o apresentador  recebeu do BNDES …