Entenda os danos causados pelo uso de mochilas com muito peso

Estudantes jovens e adultos por vezes carregam suas mochilas com peso acima do proporcional, o que pode ocasionar dados irreversíveis e sérias lesões na coluna e dores. O blog Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro), publicou um artigo com dicas sobre os perigos desta prática.

Segundo um estudo publicado no Archives of Disease in Chilhood, ao avaliar o peso das mochilas e a saúde da coluna de 1.403 alunos com idades entre 12 e 17 anos na Espanha, mais de 60% dos alunos estava carregando um peso superior a 10% do seu peso corporal.

Crédito: RoseborlandiStock/Roseborland

Um a cada quatro alunos alegava sofrer com dores nas costas por mais de 15 dias. A escoliose era a principal responsável por essas dores, representando 70% dos casos. Nos 30% restantes, dores lombares ou contraturas, bem como contrações musculares involuntárias contínuas, eram responsáveis por incômodos nas costas.

A pesquisa também constatou que boa parte das lesões era resultado de negligências de longo prazo. Por isso é interessante conferir sempre o peso da mochila – se tiver balança em casa, faça isso. O peso não deve ultrapassar 10% do peso da criança, adolescente ou adulto.

Outra dica importante é carregar a mochila de maneira correta: deve ser usada nos dois ombros, e as alças não devem ficar frouxas, mas simétricas. Observe se a mochila está a cerca de 5 cm da linha da cintura, jamais deve ficar em cima do bumbum.

Confira no blog Novos Alunos mais dicas sobre como organizar melhor a mochila e qual é o modelo ideal para o dia a dia da escola.

Compartilhe:

1 / 8
1
30s
Onde ou Aonde?
Responda rápido: "Onde você quer ir jantar?" ou "Aonde você quer ir jantar?". Qual a resposta correta.
2
34s
Use “anexo” corretamente
Na hora de enviar um e-mail corporativo, você sabe como escrevê-lo corretamente?
3
34s
Senão ou se não?
Aprenda quando usar o "senão" ou "se não".
4
33s
Presente do Subjuntivo
Aprenda a usar corretamente o Presente do Subjuntivo.
5
02:13
O estilista que ensina de crochê em penitenciária masculina
O projeto Ponto Firme, criado pelo estilista Gustavo Silvestre, tem como objetivo transformar a vida de detentos de uma penitenciária …
6
01:47
Como se apaixonar por Bach – Lição 10
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.
7
01:48
Como se apaixonar por Bach – Lição 9
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.
8
01:30
Como se apaixonar por Bach – Lição 8
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.