Escola de Design cria núcleo inspirado na cultura maker

Mais que teoria e simulação, o IED São Paulo resolveu apostar na prática real e desafiou 450 jovens designers da graduação a botarem a mão na massa e solucionar problemas reais da sociedade e das empresas. O resultado foi a criação do NEX – Núcleo Exploratório de Pesquisa em Design, um projeto inédito no Brasil, de acesso livre aos alunos e aberto para a comunidade.

O NEX foi concebido para ser um grande conector de talentos e mercado de trabalho. O núcleo é, ao mesmo tempo, um centro de formação e vivências, que promove o encontro com coletivos, makers e protagonistas da nova economia, um local de experimentação de novas linguagens e uma aceleradora de projetos com foco em inovação, trazendo para dentro da faculdade temas de importância para a sociedade.

Entre as iniciativas desenvolvidas pelo núcleo em São Paulo, está o projeto “Essa Nossa Rua Maranhão” que envolveu toda a vizinha no planejamento, design e gerenciamento do local público, incentivando as pessoas a aproveitarem melhor o espaço coletivo.

Em 2016, o crescimento do NEX prevê a ampliação de parcerias e o desenvolvimento de start-ups e um espaço de coworking. É uma boa notícia para os 100 jovens designers que a faculdade está selecionando dos cursos de graduação em Design de Moda, Design Gráfico e Digital, Design de Produto e Design de Interiores e que terão acesso total ao NEX.

Há só mais uma oportunidade para fazer parte do projeto. A data do último Processo Seletivo é 2 de fevereiro. Mais informações no site: www.ied.edu.br ou pelo telefone 11 3660-8000. Para os alunos que desejarem se transferir para o IED, o prazo vai até o fim de fevereiro.