Escolas da Floresta: conheça iniciativas pelo mundo

Por: Camila Hungria

As escolas da Floresta, ou ‘Forest Schools’, como o termo é falado em inglês, são instituições onde as atividades educativas com as crianças acontecem, justamente, no meio da floresta. Não há salas de aula, nem qualquer outro tipo de espaço delimitado, apenas as crianças e a floresta.

Por mais incomum que isso possa parecer, já faz algum tempo que esse tipo de escola se multiplica por países da Europa e América do Norte como Inglaterra, Canadá, Suécia e Estados Unidos. “Eles aprendem a lidar com situações extremas, superar os próprios limites”, disse Marga Keller, diretora da escola suíça Wakita, que tem 80 alunos no regime de waldkindergarten, em entrevista ao site Planeta Sustentável.

Para você entender melhor como funciona esse tipo de educação, saiba mais sobre o funcionamento de três instituições desse tipo.

Hammonds Plains Children’s Centre, no Canadá

A escola recebe crianças de 3 meses a 12 anos, e tem o objetivo de proporcionar uma experiência de aprendizagem ao ar livre.

Water, Mud and Children Equal Happiness(Get up Millie not Silly)

Publicado por ForestKids Early Learning – Forest School em Quarta, 16 de março de 2016

Saiba mais aqui.

Grow House Forest School, na Suíça

Esta escola infantil na Suiça não tem salas, cadeiras e mesas. As crianças que estudam ali e seus professores se sentam na grama da floresta local, brincam e aprendem sempre ao ar livre (inclusive nos dias de inverno).

Ali, as crianças são instigadas a transformar a natureza em um espaço para brincar. Além disso, no currículo da escola estão lições de sobrevivência na floresta, e os pequenos aprendem a fazer uma fogueira e a cortar madeira.

A iniciativa vem fazendo tanto sucesso, que virou um documentário chamado ‘School’s Out: Lessons From a Forest Kindergarden’ (na tradução livre: ‘Escola ao ar livre: lições de um jardim de infância na floresta’).

Saiba mais aqui.

Tír na Nóg Forest School, Inglaterra

Outro exemplo de Escola da Floresta, dessa vez, na Inglaterra, em Sussex. Nessa escola, as crianças são ensinadas que os espaços verdes deveriam ser uma regra, não uma exceção. Elas aprendem por meio das mudanças no ambiente natural e com as mudanças de estações.

“Nós dizemos que o meio ambiente é nosso professor”, explica uma professor ano vídeo abaixo (em inglês).

Saiba mais aqui.